A ideia de probabilidade é bastante usada em nosso cotidiano, e pode estar presente em diferentes contextos.
Podemos dizer algo intuitivo, sem calcularmos ou sem termos uma noção exata, como: “ahh, a probabilidade de ele errar esse pênalti é muito baixa! ”.
Ou, podemos afirmar algo com um valor exato, mas que não indica uma certeza, como: “a probabilidade de chuva para essa região hoje é de 88%”.
Nesse caso, apesar da probabilidade ser alta, pode não chover, não é mesmo?
Os vídeos da aula de hoje vão abordar esse conceito: o de probabilidade.
Será explicado como se calcula probabilidade em matemática, com exemplos referentes ao lançamento de moedas e de dados.
Por último, iremos ver como a probabilidade está presente em cálculos na indústria.
Fiquem atentos aos vídeos.
Eles serão importantes para a atividade que virá em seguida!
Vídeo 1: Introdução à probabilidade teórica
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 8’21’’
Vídeo 2: Cara ou coroa (0’09” a 9’46”)
Parceiro realizador: M3 Unicamp
Duração: 9’37’’
https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1062
Vídeo 3: Probabilidade no lançamento de dados
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 5’17’’
Vídeo 4: Estimando probabilidades – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’ a 11’44’’)
Parceiro realizador: Fundação Roberto Marinho
Duração: 11’26’’
Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.
Atividade sugerida para aprender sobre o tema
Os vídeos abordaram o conceito de probabilidade a partir de seu significado matemático e também por meio da resolução de alguns problemas simples.
A atividade de hoje envolverá cálculos de probabilidade presentes em um jogo fictício, que envolve o lançamento de dados.
Suponha que você esteja jogando um jogo que envolve o lançamento de dois dados.
E que as condições de vitória em jogadas específicas são dadas a partir dos resultados dos dados.
Em uma determinada jogada, você precisa obter resultados nos dados que somem um número maior ou igual a oito.
E aí eu te pergunto: qual é a probabilidade de isso ocorrer?
Agora, pense na seguinte situação: você lançou o dado e ele caiu perto de seu amigo.
Seu amigo tapou o número, dizendo pra você apenas: “é um número par”.
Sabendo disso, qual é a probabilidade de se obter um valor que satisfaça à condição inicial de vitória?
Boa atividade!
Como saber se a atividade está correta?
Ao analisarmos o espaço amostral do lançamento de dois dados, podemos observar que existem 36 resultados possíveis.
Dentre esses, 15 são os resultados cuja soma é maior ou igual a oito.
Assim, a probabilidade de vitória no jogo, nesse caso, é igual a 15 dividido por 36.
Isso dá 41,6%, aproximadamente.
Na situação seguinte, sabemos que o número obtido em um dado é par.
Assim, temos que analisar quais são os resultados possíveis com soma maior ou igual a 8 excluindo todos os resultados com dois números ímpares.
Eles são os resultados formados pelos números 1, 3 e 5, que estão sendo mostrados na tela. (MOSTRAR OS PARES DE NÚMEROS “(1,1), (1,3), (1,5), (3,1), (3,3), (3,5), (5,1), (5,3) e (5,5)” NA TELA PARA OS ALUNOS VISUALIZAREM).
Fora os que estão na tela, todos os outros podem ter um número par.
Assim, o espaço amostral terá 36 menos 9 elementos, ou seja, apenas 27 elementos.
Desses, somente 12 possuem soma maior ou igual a 8, totalizando uma probabilidade de 44,4%. Um pouco maior que a anterior.
Esperamos que você tenha conseguido acertar os cálculos!
Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.
Bom estudo.