Habilidades BNCC

  • EM13MAT311
Roteiro do Vídeo

A ideia de probabilidade é bastante usada em nosso cotidiano, e pode estar presente em diferentes contextos.

Podemos dizer algo intuitivo, sem calcularmos ou sem termos uma noção exata, como: “ahh, a probabilidade de ele errar esse pênalti é muito baixa! ”.

Ou, podemos afirmar algo com um valor exato, mas que não indica uma certeza, como: “a probabilidade de chuva para essa região hoje é de 88%”.

Nesse caso, apesar da probabilidade ser alta, pode não chover, não é mesmo?

Os vídeos da aula de hoje vão abordar esse conceito: o de probabilidade.

Será explicado como se calcula probabilidade em matemática, com exemplos referentes ao lançamento de moedas e de dados.

Por último, iremos ver como a probabilidade está presente em cálculos na indústria.

Fiquem atentos aos vídeos.

Eles serão importantes para a atividade que virá em seguida!

Vídeo 1: Introdução à probabilidade teórica 

Parceiro realizador:  Khan Academy

Duração: 8’21’’

https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/probability-library/probability-library/basic-theoretical-probability/v/basic-probability?modal=1

 

Vídeo 2: Cara ou coroa (0’09” a 9’46”)

Parceiro realizador:  M3 Unicamp

Duração: 9’37’’

https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1062

 

Vídeo 3: Probabilidade no lançamento de dados

Parceiro realizador:  Khan Academy

Duração: 5’17’’

https://pt.khanacademy.org/math/precalculus/prob-comb/independent-events-precalc/v/events-and-outcomes-2?modal=1

 

Vídeo 4: Estimando probabilidades – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’ a 11’44’’)

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração: 11’26’’

 

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Os vídeos abordaram o conceito de probabilidade a partir de seu significado matemático e também por meio da resolução de alguns problemas simples.

A atividade de hoje envolverá cálculos de probabilidade presentes em um jogo fictício, que envolve o lançamento de dados.

Suponha que você esteja jogando um jogo que envolve o lançamento de dois dados.

E que as condições de vitória em jogadas específicas são dadas a partir dos resultados dos dados.

Em uma determinada jogada, você precisa obter resultados nos dados que somem um número maior ou igual a oito.

E aí eu te pergunto: qual é a probabilidade de isso ocorrer?

Agora, pense na seguinte situação: você lançou o dado e ele caiu perto de seu amigo.

Seu amigo tapou o número, dizendo pra você apenas: “é um número par”.

Sabendo disso, qual é a probabilidade de se obter um valor que satisfaça à condição inicial de vitória?

Boa atividade!

Como saber se a atividade está correta?

Ao analisarmos o espaço amostral do lançamento de dois dados, podemos observar que existem 36 resultados possíveis.

Dentre esses, 15 são os resultados cuja soma é maior ou igual a oito.

Assim, a probabilidade de vitória no jogo, nesse caso, é igual a 15 dividido por 36.

Isso dá 41,6%, aproximadamente.

Na situação seguinte, sabemos que o número obtido em um dado é par.

Assim, temos que analisar quais são os resultados possíveis com soma maior ou igual a 8 excluindo todos os resultados com dois números ímpares.

Eles são os resultados formados pelos números 1, 3 e 5, que estão sendo mostrados na tela. (MOSTRAR OS PARES DE NÚMEROS “(1,1), (1,3), (1,5), (3,1), (3,3), (3,5), (5,1), (5,3) e (5,5)” NA TELA PARA OS ALUNOS VISUALIZAREM).

Fora os que estão na tela, todos os outros podem ter um número par.

Assim, o espaço amostral terá 36 menos 9 elementos, ou seja, apenas 27 elementos.

Desses, somente 12 possuem soma maior ou igual a 8, totalizando uma probabilidade de 44,4%. Um pouco maior que a anterior.

Esperamos que você tenha conseguido acertar os cálculos!

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Bom estudo.