Habilidades BNCC

  • EM13CHS103
    Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
  • EM13CHS304
    Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.

Para saber mais

BRITO, Débora. Desmatamento e ocupação desordenada ameaçam conservação do Cerrado. In. Agência Brasil, 2018. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-06/desmatamento-e-ocupacao-desordenada-ameacam-conservacao-do-cerrado>. Acesso em: 23 mai 2020.

CISCATI, Rafael. Como a destruição do Cerrado pode fazer faltar água no Brasil inteiro. In. Revista Época, 2017. Disponível em: <https://epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/blog-do-planeta/noticia/2017/03/como-destruicao-do-cerrado-pode-fazer-faltar-agua-no-brasil-inteiro.html>. Acesso em: 23 mai 2020.

COSTA, Camila. Em 30 anos, cerrado brasileiro pode ter maior extinção de plantas da história, diz estudo. In. BBC Brasil, 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39358966>. Acesso em: 23 mai 2020.

TIMMERS, Jean-François. Salvando o cerrado: como enfrentar as mudanças climáticas. In. Jornal Nexo, 2019. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2019/10/19/Salvando-o-Cerrado-como-enfrentar-as-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas>. Acesso em: 23 mai 2020.

Roteiro do Vídeo

Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o cerrado!

Localizado na região central do Brasil, onde está também nossa capital, Brasília, é uma área que possui características físicas e naturais específicas.

Por se localizar no centro do continente, não tem influência direta da umidade do mar.

Contudo, é uma região onde diversas massas de ar se encontram, provocando as chuvas frontais durante o verão.

Já no inverno, as chuvas são escassas.

Além disso, o cerrado é conhecido como o “berço das águas”, pois muitas bacias hidrográficas do país têm origem nesta região.

Não podemos esquecer também de sua importância econômica.

Ao longo da aula, preste atenção nas características naturais do cerrado e em como as atividades econômicas ali desenvolvidas estão adaptadas, ou não.

Não esqueça de tomar notas!

Vídeo 1: Domínios Morfoclimáticos Brasileiros – Mares de Morros e Cerrados – Geografia – 7º ano – E.F.

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 12’52’’

 

Vídeo 2: Região Centro-Oeste: Características econômicas – Geografia – 7º ano – Ensino Fundamental

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 10’49’’

 

 

Vídeo 3: O Fogo e o Cerrado

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 15’00’’

http://www.futuraplay.org/video/o-fogo-e-o-cerrado/501011/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Após a aula de hoje, espero que vocês tenham compreendido um pouco mais sobre essa região tão importante para o país.

Agora, você consegue explicar como as características naturais do cerrado estão interligadas com as atividades econômicas desenvolvidas neste território?

Como saber se a atividade está correta?

O cerrado brasileiro é uma savana tropical.

Neste bioma, há um fino equilíbrio entre a fauna, a flora, os períodos de chuva e os períodos de seca.

Uma característica das savanas do mundo inteiro é a ocorrência de queimadas naturais, que são essenciais para a manutenção desse equilíbrio.

Contudo, quando ocorre a ocupação humana, seja para plantação de soja, criação de gado ou até mesmo a construção de uma cidade, o fogo passa a ser suprimido.

Especialmente porque ele se torna uma ameaça para as pessoas ou para as atividades econômicas.

A supressão do fogo no cerrado tem graves consequências para a biodiversidade da região.

O solo se torna mais pobre e há uma diminuição da flora.

Além disso, quando há um adensamento da vegetação em algumas regiões, como em uma plantação de eucaliptos, as árvores passam a reter mais água, que deixa de ir para o subsolo.

Esse processo pode até mesmo secar algumas nascentes e, em casos mais graves, afetar até a produção de energia hidrelétrica.

Assim, pesquisadora Giselda Durigan mostra como a queimada controlada é uma atividade importante para a recuperação de áreas degradadas do cerrado.

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Bons estudos.