A palavra probabilidade é muito utilizada em nosso dia-a-dia.
Ao ligarmos a televisão e assistirmos um jornal, com frequência podemos ouvir notícias como “a probabilidade de chuva hoje na capital de nosso estado é de 60%”.
Ou “mesmo a probabilidade sendo muito baixa, o prêmio saiu para um único jogador”.
Porém, se eu perguntasse para você o que significa matematicamente o conceito de probabilidade, você saberia me dizer?
O tema da aula de hoje é justamente esse: probabilidade.
Você irá aprender seu significado matemático e poderá ver como ela pode ser aplicada em alguns problemas.
Fique atento aos vídeos, eles serão importantes para a atividade que será proposta em seguida!
Pegue seu material para realizar anotações e boa aula!
Vídeo 1: O conceito de probabilidade – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’ a 12’17’’)
Parceiro realizador: Fundação Roberto Marinho
Duração: 11’59’’
Vídeo 2: Calculando probabilidades – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’ a 13’33’’)
Parceiro realizador: Fundação Roberto Marinho
Duração: 13’15’’
Vídeo 3: Probabilidade simples: bola de gude amarela
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 2’58’’
Vídeo 4: Probabilidade com resultados da contagem
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 2’45’’
Vídeo 5: Probabilidade simples: bola de gude não azul (até 4’54’’)
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 4’54’’
Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.
Atividade sugerida para aprender sobre o tema
Os vídeos abordaram o conceito de probabilidade a partir de seu significado matemático e por meio da resolução de alguns problemas.
A atividade de hoje envolverá um experimento simples.
Primeiro, responda essa questão: qual é a probabilidade de eu obter coroa em um lançamento de uma moeda?
Provavelmente você respondeu 50%, o que está correto, pois temos apenas dois lados em uma moeda.
Cada um representa 50% de probabilidade de ser obtido.
E se eu lançar a moeda para o alto 20 vezes?
Quantas coroas obterei?
E se eu lançar 50 vezes, isso muda?
Nosso experimento de hoje será o seguinte:
Você deverá primeiro calcular matematicamente a probabilidade de se obter coroa em 20 e em 50 lançamentos de uma moeda aleatoriamente.
Depois disso, você deverá lançar uma moeda para o alto e anotar seus resultados.
Quando lançar 20 vezes, separe os resultados obtidos do restante para totalizar 50.
Após isso, compare os resultados obtidos no lançamento da moeda com as probabilidades.
A experiência prática confirmou a matemática utilizada?
Quais suas conclusões sobre isso?
Boa atividade!
Como saber se a atividade está correta?
A atividade proposta tinha como objetivo a análise dos resultados de lançamentos de uma moeda com o cálculo da probabilidade de se obter coroa nesses lançamentos. Ao comparar os dados que você obteve em seu experimento, provavelmente eles não estão iguais. Isso ocorre porque a probabilidade mede as chances de um evento ocorrer. Nesse caso, o evento seria jogar uma moeda para o alto e obter coroa em seu resultado.
Isso é incerto, as chances de se obter cara e coroa são iguais, portanto não há como prever que obteremos todos os resultados coroa nos lançamentos. Aliás, a probabilidade de lançarmos uma moeda para o alto e obtermos todos os resultados coroa em 50 lançamentos é muito pequena, sendo igual a meio elevado a 50, o que é um número muito, mas muito pequeno, quase zero.
Então, quando você ouvir a palavra probabilidade sendo dita, saiba que ela se refere a algo que pode ocorrer, mas que nem sempre ocorrerá com certeza. A análise sobre os valores numéricos mencionados e o contexto em que eles foram mencionados importará muito, então fique atento a isso!
Esperamos que você tenha gostado do experimento!
Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.
Bom estudo!