Habilidades BNCC

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Roteiro do Vídeo

A palavra probabilidade é muito utilizada em nosso dia-a-dia.

Ao ligarmos a televisão e assistirmos um jornal, com frequência podemos ouvir notícias como “a probabilidade de chuva hoje na capital de nosso estado é de 60%”.

Ou “mesmo a probabilidade sendo muito baixa, o prêmio saiu para um único jogador”.

Porém, se eu perguntasse para você o que significa matematicamente o conceito de probabilidade, você saberia me dizer?

O tema da aula de hoje é justamente esse: probabilidade.

Você irá aprender seu significado matemático e poderá ver como ela pode ser aplicada em alguns problemas.

Fique atento aos vídeos, eles serão importantes para a atividade que será proposta em seguida!

Pegue seu material para realizar anotações e boa aula!

Vídeo 1: O conceito de probabilidade – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’ a 12’17’’)

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração: 11’59’’

 

Vídeo 2: Calculando probabilidades – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’ a 13’33’’)

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração: 13’15’’

 

Vídeo 3: Probabilidade simples: bola de gude amarela

Parceiro realizador:  Khan Academy

Duração: 2’58’’

https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/probability-library/basic-theoretical-probability/v/simple-probability?modal=1

 

Vídeo 4: Probabilidade com resultados da contagem

Parceiro realizador:  Khan Academy

Duração: 2’45’’

https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/probability-library/probability-sample-spaces/v/events-and-outcomes-3?modal=1

 

Vídeo 5: Probabilidade simples: bola de gude não azul (até 4’54’’)

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 4’54’’

https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/probability-library/basic-theoretical-probability/v/probability-1-module-examples?modal=1

 

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Os vídeos abordaram o conceito de probabilidade a partir de seu significado matemático e por meio da resolução de alguns problemas.

A atividade de hoje envolverá um experimento simples.

Primeiro, responda essa questão: qual é a probabilidade de eu obter coroa em um lançamento de uma moeda?

Provavelmente você respondeu 50%, o que está correto, pois temos apenas dois lados em uma moeda.

Cada um representa 50% de probabilidade de ser obtido.

E se eu lançar a moeda para o alto 20 vezes?

Quantas coroas obterei?

E se eu lançar 50 vezes, isso muda?

Nosso experimento de hoje será o seguinte:

Você deverá primeiro calcular matematicamente a probabilidade de se obter coroa em 20 e em 50 lançamentos de uma moeda aleatoriamente.

Depois disso, você deverá lançar uma moeda para o alto e anotar seus resultados.

Quando lançar 20 vezes, separe os resultados obtidos do restante para totalizar 50.

Após isso, compare os resultados obtidos no lançamento da moeda com as probabilidades.

A experiência prática confirmou a matemática utilizada?

Quais suas conclusões sobre isso?

Boa atividade!

Como saber se a atividade está correta?

A atividade proposta tinha como objetivo a análise dos resultados de lançamentos de uma moeda com o cálculo da probabilidade de se obter coroa nesses lançamentos. Ao comparar os dados que você obteve em seu experimento, provavelmente eles não estão iguais. Isso ocorre porque a probabilidade mede as chances de um evento ocorrer. Nesse caso, o evento seria jogar uma moeda para o alto e obter coroa em seu resultado.

Isso é incerto, as chances de se obter cara e coroa são iguais, portanto não há como prever que obteremos todos os resultados coroa nos lançamentos. Aliás, a probabilidade de lançarmos uma moeda para o alto e obtermos todos os resultados coroa em 50 lançamentos é muito pequena, sendo igual a meio elevado a 50, o que é um número muito, mas muito pequeno, quase zero.

Então, quando você ouvir a palavra probabilidade sendo dita, saiba que ela se refere a algo que pode ocorrer, mas que nem sempre ocorrerá com certeza. A análise sobre os valores numéricos mencionados e o contexto em que eles foram mencionados importará muito, então fique atento a isso!

Esperamos que você tenha gostado do experimento!

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Bom estudo!