Habilidades BNCC

  • EI03ET02
    Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
  • EI03ET03
    Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
  • EI03TS02
    Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Roteiro do Vídeo

Olá crianças!

Vocês estão com muita saudade da escola?

Como estão os dias em casa?

Eu estou aproveitando essa época, que tenho ficado mais em casa, para observar as cores da natureza, as cores do céu, das árvores, das folhas e flores, dos passarinhos…

Fico observando tudo aqui da minha janela.

Tenho notado que na natureza tem muitas cores diferentes, e que algumas coisas mudam de cor dependendo da hora do dia.

Você já percebeu isso?

O céu é sempre da mesma cor?

Bom, o céu, que todo mundo diz que é azul, fica rosa quando está bem cedinho.

E o sol, que é bem amarelo durante o dia, fica laranja antes de ir embora, na hora do pôr do sol.

Que outros elementos da natureza mudam de cor?

Vocês já observaram que as folhas nascem bem verdinhas nas árvores e quando secam ficam em um tom marrom amarelado?

Outro dia, eu estava olhando pela janela e vi um arco-íris.

Era tão lindo e colorido!

Você já viu um?

Que tal fazer um desenho de um arco-íris bem colorido?

Antes de desenhar, pergunte para um adulto quais são as cores do arco-íris.

Você pode tentar escrever o nome das cores, indicando cada uma.

Com essa conversa toda, me lembrei de um episódio da Caixa Mágica, que conta a história de uma bruxa e uma fada madrinha que pintavam a natureza de muitas cores.

Vamos assistir?

 Vídeo 1:  A bruxa que desconcertava tudo – Caixa mágica

Duração:  12’09”

Parceiro realizador:  MultiRio

http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/2105-a-bruxa-que-desconcertava

Além de observar e apreciar as cores da natureza, também é importante preservá-la!

Ou seja, cuidar do ambiente, para que os animais e as plantas continuem deixando nosso planeta mais bonito!

Uma forma de preservar o ambiente é separar o lixo orgânico e o lixo reciclável.

Se todo mundo fizer isso, com certeza a natureza vai agradecer!

Na sua casa, vocês costumam separar o lixo?

E sabe o que é mais divertido?

Podemos usar o lixo reciclável, como caixas de papelão, garrafas pets, latinhas e rolos de papelão, para construirmos muito brinquedos!

Assim, cuidamos da natureza e também nos divertimos bastante.

O que você acha dessa ideia?

Você já fez algum brinquedo com sucata?

A turma do Vila Sésamo reuniu alguns materiais como estes e fez um foguete!

Um outro jeito de preservarmos a natureza é evitarmos gastar muita água e energia em nossas casas.

Apagar as luzes quando saímos de casa, desligar a televisão quando termina nosso programa favorito e não tomar banhos muito longos, são ações simples que fazem uma grande diferença para a natureza.

Falando em energia e luz, você já viu um vagalume?

Ele tem sorte, não precisa se preocupar em apagar a luz…

Foi o Elmo que me contou isso e achei muito engraçado!

Vídeo 2:  Brinquedos novos

Parceiro realizador:  Vila Sésamo

Duração: 2’33”

https://drive.google.com/drive/folders/1iBbUshmi0tp5eRoTb4yPz_tVK582At3m

 

Vídeo 3: Desafio do Elmo episódio 8 

Parceiro: Vila Sésamo

Duração: 2’33”

https://drive.google.com/drive/folders/10e1Nb3DhjsVjyuKvg9tbmosKNAFJCU8R

Agora que já falamos de um assunto muito sério, que é a preservação da natureza, vamos ouvir uma história muito divertida para relaxar!

Eu adoro ouvir histórias e me encantei ouvindo a história da Mariquinha e da Marialba.

Você acredita que elas são irmãs gêmeas, mas são muito diferentes!

Não são parecidas na aparência e, o que achei mais estranho, são completamente diferentes no jeito de ser, sabe?

Uma mais certinha e comportada e a outra bem bagunceira e maluquinha!

Você conhece irmãos gêmeos?

Eles são parecidos ou completamente diferentes como a Mariquinha e a Marialba?

Preste atenção, elas vão passar por uma grande aventura!

Vídeo 4: Mariquinha e Marialba (Quarentena de histórias)

Parceiro realizador:  Prefeitura de Jundiaí

Duração: 7’50”

Gostou da história?

Que susto levou a Marialba, hein!?

Que parte da história você achou mais divertida?

E você se preocupou quando ela foi se afastando da praia e foi parar lá no meio do mar?

Eu confesso que fiquei tensa, querendo saber logo se ela ia conseguir voltar para areia!

Ainda bem que o salva-vidas estava por perto e conseguiu resgatá-la antes dela se afogar.

Que perigo!

Outra parte da história que me emocionou, foi quando a Marialba voltou para praia.

Todas as pessoas olhando para ela e ela olhando para baixo, morrendo de vergonha.

Me coloquei no lugar dela e pensei que ela devia ter, neste momento, um monte de sentimentos misturados:

Medo de ter se afogado, alívio e alegria de estar salva, vergonha por ter se distraído tanto, vontade de chorar e de abraçar os pais.

E você, como acha que a Marialba se sentiu nessa parte da história?

Bom pessoal, nosso encontro chegou ao final.

Mas, se quiserem continuar aprendendo, basta pedir ajuda a um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!