Olá pessoal!
Estão lembrando de se cuidar direitinho?
No programa de hoje nosso assunto será multiplicação e divisão!
Você é bom de tabuada?
Se sim, vai tirar de letra.
Mas, se ainda não é, não se desespere.
Você vai aprender a pensar as duas operações de maneira complementar.
A Piti e o Heitor tiveram um papo bem legal sobre esse assunto, vamos lá acompanhar?
Vídeo 1: Multiplicação e divisão com números naturais
Parceiro realizador: Multirio
Duração: 8’17”
Essa Piti é danada!
Fez a lista e quem trabalhou foi o Heitor!
E vocês viram que podemos olhar a divisão e a multiplicação como complementares através das ideias envolvidas?
No vídeo, o Heitor explica cada uma delas. Vocês lembram?
A combinatória, quando ele fez os looks para a festa do pijama, combinando as três camisas com as duas calças;
A proporcionalidade, quando ele calcula a quantidade de suco para as pessoas convidadas, que vai aumentar na mesma proporção, caso o número de convidados aumente.
E, finalmente, a organização retangular, com a história das canetinhas.
Na primeira, havia três pessoas, cada uma com duas canetinhas, num total de seis.
Essa situação é representada pela sentença matemática 3 x 2 = 6.
Na outra situação, com apenas duas crianças, cada uma com três objetos, a representação seria diferente: 2 x 3 = 6.
Fica fácil se pensarmos na soma.
Na primeira, o 2 seria repetido três vezes: 2+ 2 + 2 = 6.
Na segunda, o 3 seria repetido duas vezes: 3 x 2 = 6.
Embora os resultados sejam os mesmos, são duas situações diferentes, certo?
Mas como trabalhar com as duas operações para fazer contas?
Vamos ver?
Vídeo 2: Relação inversa entre multiplicação e divisão | Parte I
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 7’05”
Vídeo 3: Relação inversa entre multiplicação e divisão | Parte II
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 5’41”
Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.
Viu como ficou simples de entender com os desenhos?
2 x 5 = 10 e
10 : 5 = 2
Assim fica fácil resolver problemas quando tenho números desconhecidos para descobrir!
Vamos agora, saber como chamam os termos de cada operação? Primeiro a multiplicação:
8 X 6 = 48
8 – primeiro fator COLOCAR ISSO TAMBÉM NA TELA
6 – segundo fator
48 – produto.
Agora na divisão:
64 : 2 = 32
64 – dividendo
2 – divisor
32 – produto, porque é uma conta exata. Se não o que sobra é chamado de resto.
Mas, e se eu não sei de cabeça as tabuadas mais altas, como a do sete, do nove, do oito?
É só decompor o dividendo ou o divisor!
Por exemplo: para calcular 8 x 6, você pode pensar em 8 X 3 que dá 24 e dobrar o resultado.
24 + 24 ou 24 X 2.
Fácil, não é?
E para terminar o programa de hoje, trouxe uma história MUITO engraçada, “A Bruxa do Armário de Limpeza”, tenho certeza que a musiquinha vai grudar na sua cabeça!
Vídeo 4: Quarentena de Histórias – A bruxa do armário de limpeza
Parceiro realizador: Prefeitura de Jundiaí
Duração: 5’51”
E aí, se divertiram?
Para finalizar o nosso encontro, vou ensinar um jogo de multiplicação chamado SALUTE.
Você vai precisar de 40 cartas de baralho, do Ás, que vale 1, ao 10.
E também de mais duas pessoas para jogar com você, uma pessoa será o juiz e as outras duas os jogadores.
Distribua as cartas igualmente entre os dois jogadores, que devem sentar-se frente a frente, com seus montes de cartas viradas para baixo.
Ao sinal do juiz, os dois jogadores pegam uma carta de seus montes, dizendo: Salute!
Cada um deve segurar sua carta perto de seu rosto, de modo que possa ver a carta do adversário, mas não a própria.
O juiz, então, anuncia o resultado da multiplicação dos valores das cartas.
Aquele que descobrir primeiro o valor correto de sua própria carta leva as cartas para si.
Ganha aquele que conseguir o maior número de cartas.
Espero que vocês curtam jogar!
E se quiserem continuar aprendendo, basta pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.
Até a próxima!!