Habilidades BNCC

  • EF04MA04
    Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
  • EF04MA05
    Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
  • EF04MA13
    Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
  • EF05MA08
    Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Roteiro do Vídeo

Olá pessoal!

Estão lembrando de se cuidar direitinho?

No programa de hoje nosso assunto será multiplicação e divisão!

Você é bom de tabuada?

Se sim, vai tirar de letra.

Mas, se ainda não é, não se desespere.

Você vai aprender a pensar as duas operações de maneira complementar.

A Piti e o Heitor tiveram um papo bem legal sobre esse assunto, vamos lá acompanhar?

Vídeo 1: Multiplicação e divisão com números naturais

Parceiro realizador:  Multirio

Duração: 8’17”

http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/1944-multiplica%C3%A7%C3%A3o-e-divis%C3%A3o-com-n%C3%BAmeros-naturais

Essa Piti é danada!

Fez a lista e quem trabalhou foi o Heitor!

E vocês viram que podemos olhar a divisão e a multiplicação como complementares através das ideias envolvidas?

No vídeo, o Heitor explica cada uma delas. Vocês lembram?

A combinatória, quando ele fez os looks para a festa do pijama, combinando as três camisas com as duas calças;

A proporcionalidade, quando ele calcula a quantidade de suco para as pessoas convidadas, que vai aumentar na mesma proporção, caso o número de convidados aumente.

E, finalmente, a organização retangular, com a história das canetinhas.

Na primeira, havia três pessoas, cada uma com duas canetinhas, num total de seis.

Essa situação é representada pela sentença matemática 3 x 2 = 6.

Na outra situação, com apenas duas crianças, cada uma com três objetos, a representação seria diferente: 2 x 3 = 6.

Fica fácil se pensarmos na soma.

Na primeira, o 2 seria repetido três vezes: 2+ 2 + 2 = 6.

Na segunda, o 3 seria repetido duas vezes: 3 x 2  = 6.

Embora os resultados sejam os mesmos, são duas situações diferentes, certo?

Mas como trabalhar com as duas operações para fazer contas?

Vamos ver?

Vídeo 2: Relação inversa entre multiplicação e divisão | Parte I

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 7’05”

https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/algebra-4ano/as-relacoes-inversas-entre-as-operacoes/v/relacao-inversa-entre-multiplicacao-e-divisao-parte-i

 

Vídeo 3: Relação inversa entre multiplicação e divisão | Parte II

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 5’41”

https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/algebra-4ano/as-relacoes-inversas-entre-as-operacoes/v/relacao-inversa-entre-multiplicacao-e-divisao-parte-ii

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

 

Viu como ficou simples de entender com os desenhos?

2 x 5 =  10  e

10 : 5 = 2

Assim fica fácil resolver problemas quando tenho números desconhecidos para descobrir!

Vamos agora, saber como chamam os termos de cada operação? Primeiro a multiplicação:

8 X 6 =  48

8 – primeiro fator       COLOCAR ISSO TAMBÉM NA TELA

6 –  segundo  fator

48 – produto.

Agora na divisão:

64 : 2 = 32

64 – dividendo

2 – divisor

32 – produto, porque é uma conta exata. Se não o que sobra é chamado de resto.

Mas, e se eu não sei de cabeça as tabuadas mais altas, como a do sete, do nove, do oito?

É só decompor o dividendo ou o divisor!

Por exemplo: para calcular 8 x 6, você pode pensar em 8 X 3 que dá 24 e dobrar o resultado.

24 + 24 ou 24 X 2.

Fácil, não é?

E para terminar o programa de hoje, trouxe uma história MUITO engraçada, “A Bruxa do Armário de Limpeza”, tenho certeza que a musiquinha vai grudar na sua cabeça!

Vídeo 4: Quarentena de Histórias – A bruxa do armário de limpeza

Parceiro realizador:  Prefeitura de Jundiaí

Duração: 5’51”

E aí, se divertiram?

Para finalizar o nosso encontro, vou ensinar um jogo de multiplicação chamado SALUTE.

Você vai precisar de 40 cartas de baralho, do Ás, que vale 1, ao 10.

E também de mais duas pessoas para jogar com você, uma pessoa será o juiz e as outras duas os jogadores.

Distribua as cartas igualmente entre os dois jogadores, que devem sentar-se frente a frente, com seus montes de cartas viradas para baixo.

Ao sinal do juiz, os dois jogadores pegam uma carta de seus montes, dizendo: Salute!

Cada um deve segurar sua carta perto de seu rosto, de modo que possa ver a carta do adversário, mas não a própria.

O juiz, então, anuncia o resultado da multiplicação dos valores das cartas.

Aquele que descobrir primeiro o valor correto de sua própria carta leva as cartas para si.

Ganha aquele que conseguir o maior número de cartas.

Espero que vocês curtam jogar!

E se quiserem continuar aprendendo, basta pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!!