Para saber mais

https://fundacaolemann.org.br/materiais/projeto-de-vida?gclid=Cj0KCQjwzZj2BRDVARIsABs3l9LgygEhEdXg6Syqf2NxFG59o920OmqmyWNEbpyhYAfvOqYaoyAgdxkaAiXzEALw_wcB

Roteiro do Vídeo

Hoje vamos falar de soluções criativas para problemas da comunidade.

Eu não sei você, mas comigo, é só falar em criatividade que me dá logo vontade de pôr a mão na massa.

O primeiro vídeo vai trazer uma experiência comovente vivida no semiárido brasileiro.

Você vai conhecer o Thiago, um jovem cheio de sonhos e muito determinado.

Ele estuda na Escola Família Agrícola de Quixabeira, na Bahia, e é um grande defensor da agropecuária sustentável.

No segundo vídeo, a gente vai te apresentar o Taissir Carvalho, um jovem morador da cidade de Santarém, no Pará.

Ele é fundador de um empreendimento digital chamado “Embarcar”, um aplicativo que facilita a vida das pessoas, com informações sobre os transportes hidroviários, tão importantes na região.

O que o Thiago e o Taissir têm em comum?

Perseverança, visão ampla de mundo e vontade de colaborar diretamente para os problemas de sua comunidade.

Vem viajar com a gente e desbravar esse Brasil cheio de desafios, mas também, cheio de jovens dispostos a dar sua contribuição para uma vida melhor para todos!

Vídeo 1: NATUREZA FORTE (Sustentabilidade Jovem)

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 13’

http://www.futuraplay.org/video/sustentabilidade-jovem/420517/

 

Vídeo 2: PENSE GRANDE (Embarcar)

Parceiro: Canal Futura

Duração: 15’

http://www.futuraplay.org/video/embarcar/482211/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

O primeiro vídeo menciona um conceito que talvez você ainda não conheça: a Pedagogia de Alternância.

Ela tem a ver com um método de ensino semipresencial, que mistura períodos de convivência na escola e outros em casa.

Fazer parte desse tipo de ensino representa um grande esforço.

O Thiago, como você viu no primeiro vídeo, viveu isso na pele, deixando sua casa no semiárido e indo estudar numa escola a quilômetros dali.

Na avaliação do Thiago, o aprendizado sobre agropecuária trará para sua comunidade a possibilidade de um futuro melhor.

A atividade de hoje é a seguinte:

Escolha ao menos duas pessoas do seu convívio, adultos ou idosos, e descubra qual foi o maior esforço que fizeram em suas vidas para aprender algo ou expandir alguma habilidade pessoal.

Pergunte a eles se os esforços valeram a pena e porque.

O que foi conquistado depois de tanta dedicação?

Essa conquista ajudou a mais gente além deles próprios?

De que maneira?

Agora reflita: você estaria disposto a arriscar algo, a abrir mão de alguma coisa que gosta, para atingir algum objetivo seu?

E se esse objetivo pudesse ajudar também a seus familiares e à sua comunidade de alguma forma? Valeria ainda mais a pena?

Escreva no papel suas metas para o futuro e pense em quão comprometido você está com seus planos pessoais e profissionais no curto e no médio prazo.

Como saber se a atividade está correta?

Trata-se de uma atividade onde a capacidade de elaborar boas perguntas aos entrevistados, com enunciados claros e diretos, trará boas e inspiradoras respostas.

Você deve procurar respostas completas, bem embasadas e com bons argumentos.

Não se contente com um “sim” ou “não”.

Vá mais fundo e peça explicações ao seu interlocutor.

 Faça agora uma reflexão sobre as respostas dos seus entrevistados em relação ao que conquistaram para si e para a comunidade.

Depois, na hora de pensar em suas metas, tente descrevê-las claramente no papel.

Pode ser algo do tipo: “quero ser um jornalista e contar as histórias da minha cidade para muita gente”.

Agora, pense no que você precisa fazer para alcançar esse objetivo. Por exemplo:

(a) aprimorar sua capacidade de observar, entender o mundo a sua volta e escrever sobre esses assuntos;

(b) cursar uma faculdade no futuro…

E assim por diante!

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela.

Até a próxima!