Habilidades BNCC

  • EF09GE05
    Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
  • EF09HI32
    Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.

Para saber mais

BROAD, Mark. A globalização e o comércio global estão sob ameaça?. In. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-38748501>. Acesso em: 18 de mai 2020.

ECHEVERRÍA, Julio. O coronavírus e a globalização. In. Folha de São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/o-coronavirus-e-a-globalizacao.shtml>. Acesso em: 18 de mai 2020.

Quem ganha e quem perde com a globalização. In. Deutsche Welle, 2018.Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/quem-ganha-e-quem-perde-com-a-globaliza%C3%A7%C3%A3o/a-44122343>. Acesso em: 18 de mai 2020.

Roteiro do Vídeo

Pouco tempo atrás, se você quisesse falar com alguém de outra cidade, você precisaria ligar para uma telefonista que iria contatar a outra pessoa.

Depois, ela retornaria a ligação e faria a conexão entre as duas cidades.

Hoje, com o uso da internet e de um smartphone, você consegue falar com qualquer pessoa do mundo na mesma hora, e com um custo baixíssimo.

Atualmente, o mundo inteiro está conectado, de forma metafórica e literal, por meio de milhares de quilômetros de cabos submarinos que ligam um continente ao outro.

Além disso, as economias são interdependentes.

Por exemplo, raramente um produto é inteiramente feito em um único país.

Ao longo da aula, preste atenção nas diferentes visões sobre a globalização e os seus impactos.

Não esqueça de tomar notas!

Vídeo 1: A Globalização – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 08’03″

 

Vídeo 2: Globalização e os fluxos econômicos mundiais – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 08’44’’

 

Vídeo 3: A Globalização serve a todos? – Geografia – 9º ano – Ensino Fundamental

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 13’28’’

 

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

A rápida disseminação do COVID-19, que observamos nos dias de hoje, só foi possível devido ao grande fluxo de pessoas e mercadorias pelo mundo.

Esse fenômeno faz parte de um processo mais amplo chamado de Globalização, como acabamos de ver.

Relacione o surgimento da Globalização com o fluxo de mercadorias e suas consequências para as diversas regiões do mundo.

Anote em seu caderno.

Como saber se a atividade está correta?

De acordo com alguns especialistas, o processo de globalização começou a ocorrer durante as Grandes Navegações.

Antes disso, europeus não conheciam o milho, a batata e o tomate, por exemplo, originários da América.

Já os povos nativos americanos, desconheciam por completo animais como o cavalo e a galinha.

Com o passar dos séculos, as diferentes regiões do globo foram ficando cada vez mais conectadas.

As “distâncias diminuíram”, como diz a expressão, o que aumentou consideravelmente o fluxo de mercadorias.

No século XX, ocorreu diferentes melhoramentos deste processo, como o uso de containers com tamanho padrão.

Isso permitiu que caminhões, trens e navios do mundo todo utilizassem um único modelo.

Contudo, esse processo não afeta todos de forma igual.

Algumas regiões continuam isoladas, como tribos na Amazônia, que nunca tiveram contato com outro povo.

Além disso, o fluxo de mercadorias, riquezas e informações não ocorre de forma homogênea, gerando polos onde se concentram o capital e periferias empobrecidas.

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!