Você já parou para pensar que cada texto tem sua própria cara?
Ou cheiro?
Espera aí, que história é essa?
Calma! Não estamos falando no sentido literal…
Estamos falando sobre gêneros textuais, ou seja, sobre as classificações dos textos que lemos.
Cada texto tem estrutura e linguagem próprias, assim como funções comunicativas e sociais.
Vamos começar vendo um vídeo sobre textos e linguagens.
Pegue o caderno, seu lápis, e anote as explicações que a professora dá para os pictogramas, ideogramas e alfabetos.
Anote também a definição que ela dá para a palavra texto.
Vamos lá?
Vídeo 1: Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano – Linguagem e textos (0’27” a 6’12″”
Parceiro realizador: Multirio
Duração: 5:85’
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15162-linguagem-e-textos
Com o primeiro vídeo, você já descobriu que a palavra texto se origina de uma outra palavra do latim, “texere”, e significa tecer, construir.
E que um texto é um conjunto de ideias expressas por meio da linguagem ou linguagens.
Portanto, um texto é toda forma de expressão que construímos para dizer algo, comunicar uma ideia e dialogar com outras pessoas…
Quando feito de palavras, o texto é construído pela linguagem verbal.
Quando feito de imagens, ele é chamado de não verbal, como as esculturas e quadros.
E a professora também mostrou os textos construídos com linguagem verbal e não verbal.
Agora, vamos compreender melhor a questão dos gêneros textuais, com função e formatos próprios.
Observe como as pessoas identificam a que gênero cada texto pertence e a função que eles exercem.
Pronto para começar?
Vídeo 2: O pulso ainda pulsa: estratégias para ler um texto (até 14’52”)
Parceiro realizador: MultiRio
Duração: 14’52”
http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/94-o-pulso-ainda-pulsa-estrategias-para-ler-um-texto
Agora que já sabe tanta coisa sobre texto, gênero, linguagem verbal e não verbal, eu proponho um desafio: praticar o que aprendeu hoje, lendo um texto-filme.
Assista ao próximo vídeo e preste muita atenção no filme O garoto, de Charlie Chaplin.
Anote em seu caderno a história que está sendo contada por meio de imagens, gestos e movimentos.
Depois reflita:
O que pode ser considerada informação explícita nas cenas desse filme?
E o que precisa, como a professora disse, de investigação do texto?
Ou seja, interpretar, decifrar e inferir?
Vídeo 3: Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano – Descobrindo informações explícitas e implícitas (0’55” a 6’15”)
Parceiro realizador: Multirio
Duração: 5: 63’
Na primeira cena, vemos um garotinho jogar pedras em uma janela, quebrando seus vidros.
Logo em seguida, uma mulher sai da casa e vê o estrago.
Um outro personagem aparece na cena, carregando um vidro nas costas.
É possível observar a mulher dizendo algo para ele e olhando em direção à janela, uma vez que ele parece ser um vidraceiro.
Como sabemos disso?
Ora, ele carrega o vidro, a mulher fala com ele, ele tira o vidro das costas, olha para os lados, olha para a janela.
Nós, expectadores, pressupomos o que fará: vai consertar a janela com os vidros quebrados.
Enquanto isso, o garotinho já correu para outro lado e continua quebrando outros vidros.
O filme não termina aí, mas já deu para saber um monte de coisa, sem que nenhuma palavra tenha sido dita.
Sobre as informações explícitas e implícitas do texto, ainda é preciso considerar aquilo que a professora chamou de inferência ou de inferir.
Será que o menininho que quebra vidros tem alguma relação com o homem que conserta as janelas?
Bom, essa pergunta diz respeito às informações implícitas do texto, uma vez que não dá para saber com certeza sem assistir todo o filme.
Mas, é fato que ficamos desconfiados da coincidência e podemos suspeitar de que os dois personagens combinaram tudo.
Só para dar uma pista.
O homem e o menino se conhecem muito bem!
Ficou curioso?
O filme está disponível na internet!
Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.
Até a próxima!