Habilidades BNCC

  • EM13CHS101
    Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS206
    Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.

Para saber mais

BERTOLANI, Mayara Lyra; FELIPE, Ednilson Silva. Estado, Política Econômica e Defesa do Café no Brasil na Primeira República (1889-1930). In. XI Congresso Brasileiro de História Econômica, Vitória/ES, 2015. Disponível em: <http://www.abphe.org.br/arquivos/2015_mayara_bertolani_ednilson_silva_filipe_estado-politica-economica-e-defesa-do-cafe-no-brasil-na-primeira-republica-1889_1930.pdf>. Acesso em: 22 de mai 2020.

CALÇADE, Paula. Como era a Educação na primeira República?. In. Nova Escola, 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12652/como-era-a-educacao-na-primeira-republica-veja-infografico>. Acesso em: 22 de mai 2020.

LEMOS, Renato. Floriano Peixoto. In. Atlas Histórico do Brasil (CPDOC/ FGV). Disponível em: <https://atlas.fgv.br/verbetes/floriano-peixoto>. Acesso em: 22 de mai 2020.

PRADO, Antonio Carlos. República sem povo. In. Istoé, 2019. Disponível em: <https://istoe.com.br/republica-sem-povo/>. Acesso em: 22 de mai 2020.

Roteiro do Vídeo

Após quase meio século no poder, D. Pedro II começou a enfrentar uma série de problemas que resultaram na proclamação da República.

Ou seria um golpe contra o imperador?

Esse movimento foi liderado pelos militares, que ganharam importância nacional após a Guerra do Paraguai.

Esses militares se aliaram a cafeicultores descontentes com as mais recentes políticas promovidas pelo imperador, incluindo a abolição da escravidão.

Contudo, como diria Neto: “na História do Brasil, nada é muito fácil de se entender”.

Ao longo da aula, preste atenção na explicação sobre o que é um República.

Não esqueça de tomar notas!

Vídeo 1: República Velha | Show da História

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 13’57’’

 

Vídeo 2: Floriano Peixoto | Canal da História

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 11’53’’

 

Vídeo 3: Antônio Conselheiro | Canal da História

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 11’55’’

 

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Ao longo dessa aula, você conheceu um pouco mais sobre os primeiros anos da República brasileira.

De acordo com definição clássica de República, podemos dizer que esses primeiros anos foram verdadeiramente republicanos?

Não esqueça de exemplificar a sua resposta com alguns pontos que foram discutidos nos vídeos.

Como saber se a atividade está correta?

De acordo com o que foi apresentado nesta aula, a ideia de República nasceu na Antiguidade e voltou a ganhar força apenas na Revolução Francesa, no século XVIII.

Durante estes anos de conflito na França, a República passou a ser representada por uma mulher chamada de Marianne, também símbolo da liberdade do povo.

No Brasil, a República não surgiu a partir de um movimento popular.

Militares descontentes com as decisões de D. Pedro II, apoiados por cafeicultores de Minas e São Paulo, deram um golpe e derrubaram o último monarca brasileiro.

Não houve participação alguma da população.

A nova Constituição permitia o voto apenas de homens alfabetizados, maiores de 21 anos, o que fez com que a quantidade de eleitores fosse menor do que no Império!

Enfrentando diversos problemas, a população, excluída das decisões políticas, começou a se organizar em algumas regiões do país.

Um exemplo foi o arraial de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro.

Alguns historiadores afirmam que Canudos chegou a ter 30 mil habitantes!

Descontentes com um grupo tão grande fora do seu controle, o exército republicano atacou o arraial e matou todos os seus habitantes.

Assim, sem a participação do povo e após a saída dos militares do poder, o período ficou conhecido como “República Oligárquica”.

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Bons estudos!