Roteiro do Vídeo

A nossa rotina, fora do contexto da pandemia de coronavírus, normalmente é pra lá de agitada.

Dar conta do dia a dia em casa, se arrumar para ir à escola ou se preparar para o trabalho, encontrar amigos, ter tempo para estudar para o ENEM, conseguir um tempo pra diversão…

Ufa, cansou só de ouvir, né?

Com a quarentena, o deslocamento pelas cidades diminuiu radicalmente.

Já não enfrentamos tantas horas no transporte público e nem a correria de um lado para o outro para dar conta dos horários.

No entanto, mesmo em casa, a sensação de estresse e cansaço pode aparecer por conta da angústia que se cria sobre o futuro, a saudade de rever os amigos e parentes e a sensação de estar preso num espaço contra nossa vontade.

Pensando nesse tema, que tem tudo a ver com saúde emocional e com o nosso autocuidado, selecionamos dois vídeos bem interessantes.

Eles vão te ajudar a pensar sobre como vem tratando seu corpo nesse período.

Vídeo 1: ALMANAQUE SAÚDE (ESTRESSE)

Parceiro Realizador: Canal Futura

Duração: 24’

http://www.futuraplay.org/video/estresse/183862/

 

Vídeo 2: CONEXÃO (CONVERSAR FAZ BEM)

Parceiro Realizador: Canal Futura

Duração:  8’

http://www.futuraplay.org/video/conversar-faz-bem/520091/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

A atividade de hoje tem muito a ver com um mapeamento das nossas sensações por um determinado período.

Tente se observar com atenção e tomar nota de seus sentimentos.

A cada duas horas, todos os dias, por uma semana, faça pelo menos uma anotação sintética sobre seu estado de espírito naquele momento.

Por exemplo: escreva se está se sentindo otimista, neutro ou pessimista, se tem algum incômodo físico, como dor de cabeça ou tensão muscular, se está preocupado ou tranquilo ou se algo está te incomodando.

Você pode narrar se teve que fazer algo sob pressão, se teve problema com seus familiares, se sua alimentação foi saudável ou se abusou de doces e gorduras, se dormiu bem, e por aí vai!

O mais interessante é perceber quais desses sentimentos apareceram com mais frequência no seu dia a dia e em que período.

Com base nessas observações e anotações, e compartilhando-as com algum adulto de sua confiança, veja se é possível perceber um padrão, algo que acontece de forma repetida.

 

Como saber se a atividade está correta?

Exemplos de sensações possíveis de serem mapeadas: cansaço, tristeza, alegria, ansiedade, medo, esperança, orgulho, raiva, fome, angústia, saudade, tensão muscular, dores localizadas e muitas outras.

Ao mapear sua alimentação, saiba que, para ela ser considerada saudável, deve incluir alimentos integrais, frutas e verduras.

Deve ainda evitar açúcares, gorduras e alimentos industrializados.

Dores de cabeça frequentes, falta de motivação, cansaço excessivo ou irritabilidade podem ser sintomas de estresse.

Se esse é o seu caso, agora você já conhece alguns caminhos para minimizá-lo, aprendendo a lidar com suas emoções!

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!