Habilidades BNCC

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Roteiro do Vídeo

Objetos tridimensionais fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.

Eles possuem os mais diferentes usos, desde um sofá ou uma cadeira para sentarmos até panelas para cozinharmos ou vasilhas para armazenarmos comida.

Todos esses objetos possuem uma forma específica.

E muitas delas são feitas intencionalmente, ao considerar o uso que tal objeto terá.

Imagine uma faca com um cabo da forma de um paralelepípedo, como uma caixa de pasta de dente.

Seria um tanto quanto desconfortável pegar e segurar nessa faca, certo?

Por isso, o cabo de uma faca é arredondado, pois considera o formato de nossas mãos e como elas dobram ao segurar a faca.

Imagine um copo em formato de uma casca de sorvete. Faria sentido?

Acho que não né, pois caberia menos líquido no copo e ele nem pararia em pé em uma mesa.

A aula de hoje vai abordar diferentes formas de sólidos geométricos e como calcular o volume de cada um deles.

Prepare seu material para realizar anotações.

Ao final, será proposta uma atividade que utilizará esses conceitos.

Boa aula!

Vídeo 1: Unidades de volume – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’ a 9’29’’)

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração:  9’11’’

 

Vídeo 2: Cubo, prismas, cilindro – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’49’’ a 10’53’’)

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração: 10’04’’

Vídeo 3: Observando embalagens – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’ a 11’35’’)

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração: 11’17’’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Os vídeos de hoje abordaram os conceitos de volume de sólidos geométricos, como prismas e cilindros, e relacionaram essas formas geométricas com as embalagens encontradas em supermercados.

A atividade de hoje consiste em você resolver um problema e construir uma solução para ele.

Uma fábrica de leite condensado produz embalagens em formato cilíndrico com uma determinada quantidade do produto armazenada em um total de 240 centímetros cúbicos de volume.

Seus engenheiros de materiais desejam transformar essas embalagens em formato de paralelepípedo.

Quais podem ser as medidas das dimensões da nova embalagem a ser construída pelos engenheiros de modo a manter o volume do produto?

Quando escolher algumas medidas, tente construir um protótipo da embalagem deste produto utilizando materiais que você possua.

Boa atividade!

Como saber se a atividade está correta?

Sabendo que o volume é de 240 centímetros cúbicos, deve-se pensar em números que, multiplicados, resultem em 240.

Uma opção seria 1, 1 e 240, mas essa opção não é uma boa, considerando que estamos falando de uma caixa com leite condensado dentro.

Nesse caso, uma de suas dimensões teria 2 metros e 40 centímetros.

Não faz muito sentido, certo?

Outra opção seria 8, 6 e 5.

Outra ainda seria 10, 6 e 4.

Em ambos os casos, a multiplicação resulta em 240.

Além disso, você deve construir um protótipo dessa embalagem usando materiais que possua.

A intenção é que você veja na prática a viabilidade da embalagem ter as medidas que você pensou.

Esperamos que tenha conseguido realizar os cálculos e a construção!

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela.

Até a próxima!