Habilidades BNCC

  • EF89LP35
    Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
  • EM13LP49
Roteiro do Vídeo

Hoje, vamos falar sobre a crônica, um gênero textual em que são narradas situações banais do cotidiano das pessoas, das cidades e da vida.

Elas tratam dos mais variados temas, com um olhar particular e criativo de cada cronista.

Você lê crônicas?

Sabe onde encontrá-las?

Assista ao primeiro vídeo para ver se descobre se o texto narrado pode ser uma crônica.

 

Vídeo 1: Crônica de Sexta: menos poluição, mais natureza – Repórter Brasil

Parceiro Realizador: TV Brasil

Duração: 1’29”

https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2020/04/cronica-de-sexta-menos-poluicao-mais-natureza

Bom, as crônicas normalmente são encontradas em jornais e revistas impressas ou online, em blogs, entre outros locais.

Elas também são encontradas nos livros, geralmente em coletâneas, reunindo as crônicas de um mesmo autor ou crônicas de diferentes autores.

Muitos autores importantes da nossa literatura nacional começaram escrevendo crônicas.

Esse é o caso de Machado de Assis e Lima Barreto, por exemplo.

Veremos agora dois vídeos que vão abordar a estrutura das crônicas e também a história do gênero no Brasil.

 Preste atenção em como esses escritores buscam inspiração em histórias cotidianas para construir seus textos.

Como será que os registros de situações comuns, que vemos nas crônicas, se relacionam com a história e o jornalismo?

Qual é a importância desse gênero para debater assuntos sociais?

Anote tudo em seu caderno.

Essas anotações serão necessárias para a atividade que será proposta em seguida!

Vídeo 2: O que é uma crônica?

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 5’

 

Vídeo 3: Trilha de Letras – Cronistas do Cotidiano

Parceiro realizador: TV Brasil

Duração: 21:20’

 

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Como você viu, as crônicas são muito importantes para a cultura brasileira.

Além de serem narrativas cotidianas, também trazem em si uma forma diferente de registrar acontecimentos e momentos históricos de um período, revelando contextos e expondo questões sociais através dessas situações cotidianas.

Assim, as crônicas fazem parte do campo jornalismo, ao tratarem de fatos cotidianos e serem publicadas em jornais e revistas.

Mas também fazem parte do campo literário, ao contarem uma história com elementos narrativos.

Agora que você sabe mais sobre as crônicas, seu tipo de escrita e sua função social, que tal tentar escrever como um cronista?

Procure observar o cotidiano das pessoas do lugar onde você mora.

Como elas agem, falam e se vestem?

O que marca esse dia-a-dia?

Qual é o contexto em que elas estão e como esse contexto afeta suas vidas comuns?

Que acontecimentos desse cotidiano poderiam ser narrados em uma crônica?

Quando encontrar alguma situação comum que desperte a sua criatividade, narre esse momento na sua própria crônica!

Certifique-se de manter a história próxima da realidade, utilizando o máximo de detalhes que puder.

Depois, você pode compartilhar o texto nas redes sociais, em um blog criado por você ou seus amigos, em um mural da escola, ou até enviá-lo para um jornal local!

Lembre-se: um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa.

Topa o desafio?

Como saber se a atividade está correta?

Você está no caminho certo da produção do gênero crônica se realizou as seguintes etapas:

  • Escolheu uma cena cotidiana e registrou o máximo de detalhes e observações sobre ela.

Lembre-se que o fator principal desse tipo de texto é sua temática.

Crônicas abordam assuntos vinculados à vida cotidiana das pessoas, das cidades e dos esportes, no caso das crônicas esportivas.

  • Considerou os elementos narrativos da crônica ao montar o seu texto.

Estes são:

-Enredo, ou a história da trama.

-Personagens, as pessoas presentes na cena.

– Tempo, ou o momento em que essa situação ocorre. Geralmente, fatos e acontecimentos do tempo presente.

– Espaço, o local onde se desenvolve a história.

– Foco narrativo, ou o tipo de narrador, que pode ser um personagem da trama ou um observador.

  • Lembrou-se que a crônica é um texto curto, com uma cena que acontece também em um curto espaço de tempo.
  • Procurou escrever com uma linguagem coloquial e simples.

Sabendo disso tudo, volte para a sua produção e observe se todos esses elementos estão lá.

Se for preciso, revise seu texto e a cena contida nele.

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!