Habilidades BNCC

  • EM13CNT202
Roteiro do Vídeo

Na aula de hoje, falaremos sobre as células e sobre os vírus.

Em tempos de pandemia do coronavírus, é importante saber como as células se organizam, como trocam nutrientes com o meio e como os vírus se reproduzem.

Os dois primeiros vídeos apresentam as células, sua organização e constituintes.

O terceiro vídeo, discute a osmose, um processo físico-químico que garante a troca de nutrientes entre o interior e exterior das células.

No último vídeo, descobriremos as principais características de um vírus, além de saber como eles se replicam nos organismos.

Vídeo 1: A célula e suas funções – Ciências – 6º ano – Ensino Fundamental

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 10min30

 

Vídeo 2: ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS (CITOLOGIA) | Resumo de Biologia para o Enem

Parceiro realizador: Curso Enem Gratuito

Duração: 11’30”

 

Vídeo 3: VÍRUS: O QUE SÃO, CARACTERÍSTICAS E ESTRUTURA | Resumo de Biologia para o Enem

Parceiro realizador: Curso Enem Gratuito

Duração: 8′

 

Vídeo 4: Como é que é? Osmose é grego para mim

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 8′

http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/99-osmose-e-grego-para-mim

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Você aprendeu mais sobre as células, suas organelas, e diferenças entre células de bactérias, animais e vegetais.

Aprendeu também sobre a função das organelas do citoplasma e que o material genético se encontra organizado no núcleo das células eucariontes.

A atividade dessa aula explora dois conceitos relacionados à definição de célula e ao funcionamento na membrana plasmática ou da parede celular.

Primeiro, responda as perguntas:

ENTRAM PERGUNTAS NA TELA COM APRESENTADOR EM OFF

1-Os vírus são formados por célula? Justifique sua resposta.

2-Uma das recomendações para exterminar o coronavírus é lavar as mãos com água e sabão.

Explique por que essa medida é eficiente.

Volta para o apresentador em on

Agora, vamos a um experimento simples.

Pegue uma batata, corte ela ao meio e, com o auxílio de uma colher, faça um buraco em uma das metades.

Tente retirar cerca de metade da massa da batata para fazer esse buraco.

Em seguida, coloque uma ou duas colheres de sal no interior do buraco.

Observe e explique o que aconteceu e comente a relação com a membrana plasmática das células.

Como saber se a atividade está correta?

1) Os vírus são considerados acelulares, porque não apresentam uma estrutura celular. Eles contam com um mecanismo de identificação de hospedeiros e só se multiplicam no interior deles. Os vírus são formados por uma cápsula de proteínas que guarda o material genético que pode ser DNA, RNA ou ambos.

Existe até mesmo uma discussão sobre os vírus serem considerados organismos vivos.

2) A recomendação de se lavar a mão com água e sabão ocorre porque que o sabão tem a propriedade de destruir a cápsula de revestimento feita de proteínas e lipídios.

Assim, quando lavamos as mãos com água e sabão, o envelope do vírus é quebrado e ele é exterminado.

Sobre o experimento, você deve ter notado a formação de água no interior no buraco.

Essa água aparece por causa da osmose, um tipo de difusão.

Na osmose, somente o solvente, no caso a água, passa pela membrana.

Sempre do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.

Como o buraco com sal estava mais concentrado, a água saiu do interior da batata para o buraco.

Esse é o mecanismo pelo qual as células trocam nutrientes com o exterior, pois a membrana plasmática é uma membrana semipermeável.

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Bom estudo!