Habilidades BNCC

  • EF04MA03
    Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
  • EF04MA04
    Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
  • EF04MA05
    Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
  • EF04MA13
    Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
  • EF05MA07
    Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Roteiro do Vídeo

Olá pessoal!

Me contem, vocês são bons de conta?

No encontro de hoje vamos trabalhar com cálculos de adição e subtração.

Já pensou que há relações entre essas duas operações?

Que para resolver um mesmo problema posso pensar tanto em uma como em outra?

Não?

Vamos começar assistindo uma conversa entre a Piti e o Heitor?

Vídeo 1: Adição e subtração com números naturais

Parceiro realizador:  MultiRio

Duração: 8’27”

http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/1940-adi%C3%A7%C3%A3o-e-subtra%C3%A7%C3%A3o-com-n%C3%BAmeros-naturais

Viu como a Matemática está presente em vários aspectos da nossa vida?

Até nos jogos de tabuleiro!

E você, gosta de jogos como o Banco imobiliário?

É uma maneira gostosa de fazer cálculos de cabeça, não é mesmo?

Mas, você entendeu que cada operação tem algumas ideias envolvidas?

A adição trabalha com as ideias de juntar, acrescentar e agrupar elementos.

Já as ideias envolvidas na subtração são comparar, retirar e completar.

É importante saber disso porque fica mais fácil raciocinar qual operação é mais adequada, dependendo da situação ou problema a ser resolvido!

Agora, vamos entender por que podemos dizer que elas são operações complementares?

Para isso, vamos assistir três vídeos na sequência, combinado?

 

Vídeo 2: Relação inversa entre adição e subtração | Parte I

Parceiro realizador:  Khan Academy

Duração: 5’48”

https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/algebra-4ano/as-relacoes-inversas-entre-as-operacoes/v/relacao-inversa-entre-adicao-e-subtracao-parte-i

 

Vídeo 3: Relação inversa entre adição e subtração | Parte II

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 3’30”

https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/algebra-4ano/as-relacoes-inversas-entre-as-operacoes/v/relacao-inversa-entre-adicao-e-subtracao-parte-ii

 

Vídeo 4: Relação inversa entre adição e subtração | Parte III

Parceiro realizador:  Khan Academy

Duração: 4’30”

https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/algebra-4ano/as-relacoes-inversas-entre-as-operacoes/v/relacao-inversa-entre-adicao-e-subtracao-parte-iii

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Agora ficou fácil entender porque essas duas operações são irmãs!

9 + 4 = 13 / 13 – 9 = 4  (colocar também na tela)

Posso usar qualquer uma dessas operações para chegar à solução!

Você também pode pensar em diferentes estratégias de resolução, como o uso de material concreto ou então a decomposição de números em unidade, dezena e centena.

No último vídeo, por exemplo, poderíamos ter decomposto os números da conta, veja:

43 + 24  =  40 + 20 + 3 + 4.    (colocar também na tela)

Agora é fácil somar, não é?

40 + 20 =  60  / 4 + 3 = 7.

O resultado é: 67.

Que tal treinar essas operações com um jogo?

Vou ensinar um que se chama SALUTE.

Você precisará de 40 cartas de um baralho comum, mas apenas as cartas de Ás a dez.

E também vai precisar de três pessoas, dois jogadores e um juiz.

Distribua as cartas embaralhadas entre os dois jogadores, que devem sentar-se um de frente para o outro, com as suas respectivas cartas viradas para baixo.

O jogo começa com cada jogador tirando uma carta sem vê-la, dizendo SALUTE, e segurando-a na altura da testa.

Assim, cada um só poderá ver a carta do adversário, e não a própria.

O juiz anuncia a soma das cartas e o primeiro jogador que descobrir o valor correto da própria carta leva o par.

Ganha quem tiver o maior número de cartas ao final.

Bora convidar seus familiares para jogar?

E agora, vamos relaxar ouvindo uma história?

Vídeo 5: Quarentena de Histórias – Os sete corvos

Parceiro realizador:  Prefeitura de Jundiaí

Duração: 6’02”

Por hoje ficamos por aqui!

Lembrem-se de ficar em casa e continuar tomando as medidas necessárias para vencermos a batalha contra essa pandemia.

E se quiserem continuar aprendendo, é só pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela!

Até o próximo programa, pessoal!