Habilidades BNCC

  • EF05CI10
    Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
  • EF05CI11
    Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Roteiro do Vídeo

Olá, turma!

Preparados para mais um encontro?

Eu estou muito animada, porque o nosso encontro hoje, vai ser super, hiper, mega, das galáxias de legal!

Ainda não entenderam o motivo de tanta animação, né?

É porque vamos estudar o céu, as estrelas, as constelações e a galáxia!

Você sabe o que são as constelações?

O nome de alguma delas?

Pergunta aí para alguém da sua família, com certeza alguém vai saber dizer o nome de uma pelo menos.

Eu adoro ficar observando o céu estrelado, é muito lindo.

E vocês, gostam?

Para começar, vamos assistir, “Brincando entre estrelas”, onde a menina Celeste e o gatinho Mourão vão mostrar algumas constelações e suas estrelas.

Também vão nos contar como diferentes povos e culturas viam e interpretavam as figuras que eles observavam no céu.

Quer ver como você já conhece uma constelação e só não lembrou o nome dela?

Tenho certeza que você já ouviu falar das “Três Marias”.

Ou será “Três Reis?

Vamos conferir!

Vídeo 1: Brincando entre estrelas           

Parceiro: MultiRio

Duração: 2’07”

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/3a5/videos-irados/11713-brincando-entre-estrelas-3

E aí, Três Marias ou Reis Magos?

Os dois, é claro!

Mesmo vendo as mesmas estrelas, cada povo e cultura dava sua interpretação e criava constelações diferentes!

Mas, que tal sabermos mais sobre o céu?

O que é a estrela?

E a constelação?

Já ouviu falar sobre Mapas celestes?

É celeste mesmo que estou falando!

Mapa terrestre é da terra, mas mapa Celeste (dar ênfase à palavra) é do céu.

Os mapas, de maneira geral, nos auxiliam em uma localização.

Mas, afinal, para que serve um mapa celeste?

Vamos ver se compreendemos melhor o que são mapas celestes e constelações no próximo vídeo?

Vídeo 2: Como usar mapas celestes | Parte I

Parceiro: Khan Academy

Duração: 5’21”

https://pt.khanacademy.org/science/5-ano/terra-e-universo-5-ano/o-ceu-observacoes-e-registros/v/como-usar-mapas-celestes-parte-i

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

 

Viram só quanta coisa bacana!

Mapas Celestes ou cartas celestes são mapas do céu noturno.

Eram utilizados pelos antigos astrônomos para grandes navegações. Uma espécie de GPS dos céus de muito, muito antigamente. (risos)

Bom, mas vamos lembrar de coisas que vimos no vídeo.

Os pontos brilhantes no céu podem ser estrelas, galáxias, nebulosas e outros corpos celestes.

Vimos ainda, que alguns desses corpos celestes não tem luz.

Refletem a luz das estrelas!!

Mas e a constelação, quem descobriu o que é?

Isso mesmo, um conjunto de estrelas que formam uma imagem.

E para encontrar as constelações usamos as….(PAUSA E CARA DE CURIOSA)

Cartas celestes!!

Então, agora que já sabemos o que são as cartas celestes e as constelações, que tal aprender a observar e encontrar algumas delas?

Vídeo 3: Como usar mapas celestes | Parte II

Parceiro: Khan Academy

Duração: 5′

https://pt.khanacademy.org/science/5-ano/terra-e-universo-5-ano/o-ceu-observacoes-e-registros/v/como-usar-mapas-celestes-parte-ii

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Caramba! Na bandeira do Brasil também encontramos constelações!

Uma delas é a constelação Cruzeiro do Sul, em formato de uma cruz.

Tem até a estrela intrometida.

Ela faz parte da constelação, mas não forma a cruz. É uma intrometida mesmo! (risos)

Quando puder, observe o céu e veja se consegue ver a constelação do Cruzeiro do Sul.

Tente localizar o sul e os outros pontos, norte, oeste e leste, a partir dela.

Afinal, essa constelação é muito importante como ponto de referência para nossa localização e também para encontrar outras constelações.

E depois de observar o céu, que tal desenhar um céu limpo, sem chuva, no período noturno com uma constelação que você observou?

Ou então, você pode criar um móbile, aquele de pendurar, com essa constelação.

Você pode usar papel ou a sucata que tiver em casa.

Capriche e depois mostre para todo mundo e pendure em um lugar bem visível!

E para seguir nossa viagem, que tal relembrar os movimentos dos astros e a rotação da terra?

Depois vamos direto curtir uma história indígena que explica o nascimento das estrelas!

Vídeo 4: O movimento dos astros e a rotação da Terra | Parte I

Parceiro: Khan Academy

Duração: 7’08”

https://pt.khanacademy.org/science/5-ano/terra-e-universo-o-tempo-e-suas-medidas/o-tempo-e-suas-medidas/v/o-movimento-dos-astros-e-a-rotacao-da-terra-parte-i

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

 

Vídeo 5: Quarentena de Histórias – Como nasceram as estrelas

Parceiro: TVTEC Jundiaí

Duração: 3’40”

Você sabia que durante muito tempo se pensava que os astros não se moviam?

Mas, como vimos, há muito movimento no céu!

Esses movimentos determinam a localização da terra em relação ao Sol.

Por isso o dia e a noite.

Agora ficou fácil de lembrar né?

Rotação é o movimento que a Terra faz em torno de si mesma, que dura 24 horas.

Já a translação, é o movimento que a terra faz em volta do sol, que dura 365 dias.

Por hoje é só pessoal, se quiserem aprender mais, é só pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela!

Um beijo e até a próxima!