Habilidades BNCC

  • EF69LP05
    Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
Roteiro do Vídeo

Juquinha pega um ônibus e, ao entrar, pergunta para o cobrador: 

— Moço, quanto custa o ônibus? 

O cobrador responde, educadamente: 

— São dois e trinta, garoto! 

Então, o Joãozinho fala alto: 

— Ei, pessoal! Todo mundo vai descendo, porque eu vou comprar! ”

E aí, deu risada?

Será que a piada foi boa?

Dentre a enorme diversidade de textos que compõem o “universo” linguístico, temos também os textos cuja finalidade é despertar o humor por parte do interlocutor.

As piadas fazem parte desse gênero, o humorístico!

Além delas, temos outro exemplo que representa bem essa modalidade: as anedotas.

Ambas são muito parecidas, mas não são a mesma coisa.

Conheça mais sobre anedotas, piadas e sobre como o efeito cômico é construído!

Vídeo 1: Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano | Nas entrelinhas: humor e ironia

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 7’15”

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15206-nas-entrelinhas-humor-e-ironia

 

Vídeo 2: Trilha de Letras – Humor

Parceiro realizador: TV Brasil

Duração: 20’15”

https://tvbrasil.ebc.com.br/trilha-de-letras/2018/06/humor

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Agora que você conhece mais sobre o gênero humorístico, é a sua vez de fazer rir!

Que tal criar o seu próprio texto cômico?

Pode ser uma anedota, piada, ou até mesmo o seu próprio plano de “stand up”!

Depois, apresente seus dotes cômicos para seus amigos ou pessoas que moram com você!

Não se esqueça de escolher um tema do seu repertório e do uso de efeitos de sentido.

Vamos lá?

Como saber se a atividade está correta?

Você está no caminho certo da produção do gênero humorístico se:

1- Definiu o tema e fez sua pesquisa sobre ele.

Lembre-se: é importante ter repertório para criar e entender esse gênero.

2- Utilizou efeitos de sentido para criar um tom de humor, como as ironias!

O humor, muitas vezes, ocorre com a quebra de expectativas, que surpreendem o espectador.

3- Considerou que o respeito e a sensibilidade são sempre importantes quando produzimos humor.

Sabendo disso tudo, volte para a sua produção e observe se todos esses elementos estão lá.

Se for preciso, revise seu texto.

Veja se ele faz sentido; pense nas interpretações possíveis e pratique!

Depois, que tal compartilhar seu projeto de humor com a comunidade do seu bairro, na sua escola, com seus amigos e com as pessoas que moram com você?

Ou quem sabe online?

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela!

Até a próxima!