Habilidades BNCC

  • EF67LP30
    Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
Roteiro do Vídeo

O assunto da aula de hoje é o gênero textual contos!

Já ouviu falar dele?

Já leu algum conto?

E já escreveu algum?

Hoje eu estou fazendo muitas perguntas, não é?

É que a minha cabeça está fervilhando de ideias para uma nova história.

Só que eu não consigo me decidir qual delas é a melhor para eu começar a escrever o meu conto!

E você sabe como as histórias começam?

Quer saber mais?

Então assista ao vídeo a seguir!

Lembre-se de pegar papel e caneta para anotar informações que podem te ajudar a ler vários contos e escrevê-los também!

Vídeo 1: Morde a Língua – Vladimir, o sapo, e outras histórias: contos

Parceiro realizador: Multirio

Duração: 17:24’

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/webtv/9348-vladimir,-o-sapo,-e-outras-hist%C3%B3rias-contos

E aí, o que aprenderam?

Descobrimos que os contos são compostos pelos seguintes elementos:

  • O quê: o que acontece na história? Que fatos determinam a história que vai ser contada?
  • Quem: quais são as personagens, lembrando que contos possuem poucos personagens, porque a narrativa é curta.
  • Onde: em que lugar ou lugares a história se passa.
  • Quando: em que tempo tudo acontece.
  • Por quê: quais as causas que desencadeiam os fatos.
  • Como: em que sequência as ações narrativas ou os fatos ocorrem.
  • E Narração: narrador em 1ª ou 3ª pessoa.

Anotou tudo?

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre as características do gênero conto!

Vídeo 2: Palavra Puxa Palavra – De ponto em ponto, se faz um conto

Parceiro realizador: Multirio

Duração: 7:19 [Começa em 8:36’, com a abertura do Conto, e corta em 15:15, com “até o próximo programa]

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/6852-de-ponto-em-ponto,-se-faz-um-conto

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Preparado para os desafios da aula de hoje?

Então, anota aí:

COLOCAR AS ATIVIDADES NA TELA TAMBÉM

Atividade 1 – Escolha um conto de sua preferência e faça uma leitura do texto, prestando bastante atenção a todos os elementos da narrativa:

  • Quem são as personagens?
  • O que elas fazem?
  • Onde a história acontece?
  • Quando os fatos acontecem?
  • Que fatos são esses?
  • Qual a sequência narrativa?
  • Quem narra essa história?

 

Atividade 2: Mude o final do texto

Como o conto que você leu termina?

Se a história tivesse sido escrita por você, como ela terminaria?

Imagine e escreva um outro final para esse conto, que seja coerente com todo o restante da história.

Depois, faça a revisão, para ter certeza de que todas as vírgulas estão no lugar e não há nenhum errinho de ortografia.

Como saber se a atividade está correta?

Você pode selecionar um conto do seu livro didático, de alguma coletânea de contos, ou através da internet.

Faça uma leitura completa da história e, depois, faça uma segunda leitura anotando os elementos da narrativa.

Depois, é só reescrever o desfecho dessa história, mudando seu final.

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Bom estudo!