Habilidades BNCC

  • EF07HI13
    Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.

Para saber mais

Arqueologia das Ruínas. In. Ruínas Engenho São Jorges dos Erasmos/ USP. Disponível em: <http://www.engenho.prceu.usp.br/arqueologia-das-ruinas/>. Acesso em: 18 de mai 2020.

BARROS, Carlos Juliano. As condições de trabalho do setor sucroalcooleiro. São Paulo: Repórter Brasil, 2014. Disponível em: <https://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/02/26.-Folder_Sucroalcooleiro_web_baixa.pdf>. Acesso em: 18 de mai 2020.

SILVA, Luiz Geraldo (org.). Engenhos dos séculos XVI ao XIX. Disponível em: <https://docs.ufpr.br/~lgeraldo/imagensengenhos.html>. Acesso em: 18 de mai 2020.

Roteiro do Vídeo

Hoje, iremos abordar um tema que está presente na História do Brasil desde as primeiras décadas da colonização portuguesa: a cana-de-açúcar!

Rapidamente, os portugueses perceberam que as terras do litoral brasileiro tinham as condições ideais para o plantio dessa cultura.

Em pouco tempo, passou a ser a principal fonte de riqueza dos colonizadores e cobiçada por outros europeus.

Com o passar dos séculos, o plantio da cana-de-açúcar viveu altos e baixos, mas sempre se manteve presente.

Hoje, o Brasil é o maior exportador de cana do mundo e a sua produção emprega 3 milhões de pessoas direta e indiretamente.

Ao longo da aula, preste atenção na importância da cana-de-açúcar em cada momento histórico.

E não esqueça de tomar notas!

Vídeo 1: Maurício de Nassau | Show Da História

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 14’51’’

 

Vídeo 2: Cana-de-Acúçar, Sustentabilidade e Tecnologia

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 15’00’’

http://www.futuraplay.org/video/cana-de-acucar-sustentabilidade-e-tecnologia/501025/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Depois de conhecer um pouco mais sobre a importância da cana-de-açúcar para a nossa História e para o nosso presente, aponte os principais motivos que levaram os holandeses a invadirem o Brasil.

Além disso, a cultura da cana-de-açúcar não parou no tempo.

Hoje, utiliza a mais avançada tecnologia.

Explique a nova técnica apresentada e suas vantagens em relação aos métodos antigos.

Como saber se a atividade está correta?

A Holanda era grande parceira dos portugueses no comércio mundial do açúcar brasileiro.

Os holandeses, nesta época, estavam sob domínio da coroa espanhola, até que declararam independência em 1581.

No mesmo período, a Espanha passou a controlar Portugal e, consequentemente, o Brasil.

Para atingir a região rebelde, a Espanha proibiu o comércio entre Brasil e Holanda.

Sem poder abrir mão dessa rentável atividade, os holandeses invadiram o nordeste brasileiro, passaram a controlar Pernambuco e voltaram a fazer parte do comércio do açúcar do Atlântico.

Já o segundo programa apresenta uma técnica chamada de “mudas pré-brotadas” que, ao invés de utilizar 40cm da cana para o replantio, utiliza apenas um pequeno pedaço.

Com isso, sobra mais cana para a produção de açúcar ou de combustível.

Além disso, essas plantas são mais resistentes às pragas.

Um problema dessa técnica é que a seleção das mudas precisa ser feita manualmente.

Diante desse problema, o engenheiro Fernando Paes Lopes desenvolveu um sistema no qual essa seleção é feita por robôs, a partir de imagens dos brotos.

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela.

Bom estudo!