Habilidades BNCC

  • EM13CNT102
    Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
Roteiro do Vídeo

Você já deve ter ouvido falar do aquecimento global, não é?

Nesta aula, você conhecerá mais informações sobre esse fenômeno, suas causas, impactos e formas de mitigação de seus efeitos.

No primeiro vídeo, você verá a relação do aquecimento global com o efeito estufa.

Lembrando que o efeito estufa é um fenômeno natural muito importante para manutenção da vida em nosso planeta.

Em seguida, você vai entrar em contato com os impactos do aquecimento global sobre o planeta e vida humana e com algumas formas de diminuir seus efeitos.

Anote quais os efeitos relacionados pela professora do vídeo.

Por fim, no documentário, preste atenção à explicação do pesquisador José Antonio Marengo sobre como o aquecimento global é estudado pela ciência.

Repare nos instrumentos e métodos que ele apresenta.

Vídeo 1: Detetives da Ciência – Que tempo doido!

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 13′

http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/35-que-tempo-doido

 

Vídeo 2: Aquecimento global: o que é e como revertê-lo – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 13’33”

 

Vídeo 3: Ciência Para Todos – Mudanças Climáticas

Parceiro realizador: Futura

Duração: 13′

http://www.futuraplay.org/video/mudancas-climaticas/500963/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

A atividade proposta a partir dos vídeos tem duas tarefas.

A primeira tarefa é você refletir sobre os possíveis impactos do aquecimento global na cidade ou região onde você mora.

De todos os efeitos descritos nos vídeos, quais os mais iminentes de ocorrer em sua região?

A segunda tarefa é sobre a pesquisa científica que aborda o aquecimento global.

Descreva os recursos, instrumentos, dados e métodos que o pesquisador aponta no terceiro vídeo.

Como saber se a atividade está correta?

A resposta da primeira tarefa dependerá da região onde você se encontra.

Se estiver em uma zona litorânea, por exemplo, poderá apontar a elevação do nível do mar e a necessidade de deslocamento populacional.

Contudo, independente da região, você pode ter relacionado mudanças do ciclo das chuvas e do regime de rios à ocorrência de efeitos climáticos mais extremos.

A mitigação dos efeitos do aquecimento global deve levar em consideração a redução do uso de combustíveis fósseis, uma menor produção de lixo e a redução do desmatamento e das queimadas.

O pesquisador explica que quantificar o que seria a mudança climática significa projetar e avaliar as causas e os impactos.

Ele utiliza observações de campo com torres meteorológicas automatizadas, dados de satélites e modelos computacionais de atmosfera, de superfície e de impacto.

Esses modelos computacionais são representações matemáticas da realidade, que articulam observações e fenômenos para analisar os fatores que causam o aquecimento e prever o seu desenvolvimento.

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela.

Até a próxima!