Habilidades BNCC

  • EM13CNT201
    Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
Roteiro do Vídeo

A teoria da evolução proposta por Charles Darwin talvez seja a teoria mais famosa da Biologia.

E esse é o tema da aula de hoje.

Vamos começar esse estudo partir das teorias da origem da vida.

Depois, pensaremos em como a vida evoluiu em nosso planeta.

No segundo vídeo, você conhecerá não só a teoria de Darwin como também as chamadas teorias neo-Darwinistas.

Elas explicam a variabilidade genética entre os indivíduos.

O terceiro vídeo aprofundará os detalhes de como as características genéticas passam de geração em geração.

Boa aula!

Vídeo 1: ORIGEM DA VIDA | TEORIAS | BIOLOGIA | Prof.ª Juliana

Parceiro realizador: Blog do Enem

Duração: 11′

 

Vídeo 2: A evolução das espécies – Biologia – Ens. Médio – Telecurso

Parceiro realizador: Fundação Roberto Marinho

Duração: 15′

 

Vídeo 3: Detetives da Ciência – Herança genética

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 14′

http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/video/32-heranca-genetica

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Nos vídeos das aulas de hoje, você viu os fundamentos da teoria da evolução de Darwin, o principal mecanismo, que é a seleção natural, e conheceu as explicações mais recentes que envolvem a genética.

Sobre os vídeos, responda às seguintes questões:

  • Você viu que Darwin se perguntou sobre como as espécies mudam naturalmente, e para isso foi estudar os fósseis.

O que ele descobriu ao comparar os fósseis de diferentes épocas?

  • Qual a relação entre a seleção natural e herança genética?

Desenvolva a resposta utilizando os conceitos de mutação e recombinação genética e dê um exemplo.

  • Durante a pandemia do covid-19, as pessoas foram orientadas a usar máscaras de proteção que são presas às orelhas.

Como as máscaras acabam puxando a orelha das pessoas para frente, um aluno argumentou que o uso contínuo das máscaras iria mudar o formato das orelhas de toda uma geração.

Isso porque os filhos dessas pessoas iriam nascer com as orelhas maiores e inclinadas para frente. Discuta essa hipótese. Ela está correta ou incorreta?

Como saber se a atividade está correta?

Suas respostas devem considerar os seguintes elementos:

  • Ao analisar fósseis de diferentes eras geológicas, Darwin concluiu que os seres vivos vinham se modificando ao longo do tempo. E que algumas características de animais extintos continuavam a existir nos animais atuais.

Além disso, ele percebeu que os fósseis mais recentes tinham características mais parecidas com os animais viventes.

  • A seleção natural ocorre quando o meio seleciona os indivíduos mais adaptados a ele.

Devido à variação existente nos indivíduos na mesma espécie, é provável que alguns sobrevivam quando há mudança no meio e que estes deixem descendentes com as mesmas características.

Quando não há mudança no meio, uma nova característica pode aparecer por mutação ou recombinação genética.

Enquanto na mutação existe uma troca de bases nitrogenadas na sequência do DNA, a recombinação ocorre durante a meiose, a multiplicação das células.

O exemplo dado no vídeo fala sobre as girafas.

Uma alteração genética induziu o aparecimento de indivíduos com o pescoço mais longo.

Essa característica foi selecionada pelo ambiente, já que esses indivíduos tinham maior acesso à alimentos das copas das árvores mais altas.

  • A hipótese levantada pelo aluno é incorreta.

Não havendo alteração genética no DNA das pessoas que utilizam as máscaras, não é possível passar a característica de geração em geração por meio da herança genética.

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!