Habilidades BNCC

  • EM13MAT301
    Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
Roteiro do Vídeo

Em matemática, muitos problemas podem ser resolvidos por meio de uma equação de 1º grau com uma incógnita.

Outros, porém, precisam ser resolvidos usando equações com duas ou mais incógnitas.

Para esses casos, utilizamos sistemas de equações para tentarmos determinar uma solução.

Na aula de hoje, você aprenderá formas diferentes de se montar e resolver sistemas de equações com duas equações e duas incógnitas.

Os dois primeiros vídeos vão abordar a teoria a partir de problemas.

Já o terceiro vídeo, vai mostrar como representar e resolver sistemas de equações de 1º grau a partir da representação gráfica.

Durante os vídeos, fique atento para compreender as explicações dadas.

Pegue seus materiais de estudo e boa aula!

Vídeo 1: Resolvendo sistemas – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’ a 13’38’’)

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração: 13’20″

 

Vídeo 2: Sistemas resolvem problemas – Matemática – Ens. Médio – Telecurso (0’18’’a 14’16’’)

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração: 13’58’’

Vídeo 3: Solução gráfica de um sistema – Matemática – 8º ano – Ensino Fundamental (0’10’’ a 12’21’’)

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 12’11’’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Nos vídeos, você viu como elaborar e resolver sistemas com duas equações e duas incógnitas.

Foram dados problemas contextualizados e também foi mostrada a representação gráfica desses sistemas.

A atividade de hoje consiste em resolver o seguinte problema:

Um restaurante dispunha de 12 mesas.

Em um jantar, todas as mesas foram ocupadas.

Algumas tinham 4 pessoas e outras tinham 2 pessoas, tendo o restaurante um total de 38 pessoas.

Qual foi o número de mesas ocupadas por apenas 2 pessoas?

Boa atividade e atente-se para os cálculos, ok?

Como saber se a atividade está correta?

Se você chamar de x o número de mesas ocupadas por 2 pessoas e de y o número de mesas ocupadas por 4 pessoas, a primeira equação do seu sistema ficará 2x + 4y = 38

Já a segunda equação ficará x + y = 12, pois há 12 mesas no total.

Ao resolver esse sistema, você deverá obter que o restaurante terá 7 mesas ocupadas por 4 pessoas e 5 ocupadas por 2 pessoas.

Espero que você tenha acertado nos cálculos!

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!