Habilidades BNCC

  • EM13CNT206
    Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
Roteiro do Vídeo

Nessa aula, veremos três vídeos sobre a chamada Química Verde.

Isto é, um campo de estudo que pesquisa como substituir os compostos que agridem o ambiente e a saúde humana por opções mais sustentáveis, ou mais verdes.

Dentre as diversas áreas em que a química verde pode ser aplicada estão: a indústria farmacêutica, têxtil, de alimentos, de bens de consumo, entre outros.

Enquanto o primeiro vídeo apresenta a ciência e a pesquisa por trás dessa Química Verde, o segundo e terceiro vídeos apresentam algumas aplicações desse conhecimento na produção de combustíveis.

Preste atenção à explicação sobre as vantagens do uso do bioetanol ou da biomassa.

Vídeo 1: Ciência Para Todos – Desenvolvimento da química verde

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 15′

http://www.futuraplay.org/video/desenvolvimento-da-quimica-verde/511695/

 

Vídeo 2: Ciência Para Todos – Bioetanol e Sustentabilidade

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 13′

http://www.futuraplay.org/video/bioetanol-e-sustentabilidade/511701/

 

Vídeo 3: Detetives da Ciência – Menos fumaça

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 13′

http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/33-menos-fumaca

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

A atividade desta aula é sobre a reação química chamada combustão.

Ela ocorre a partir da queima de um combustível na presença de um comburente, o oxigênio, na presença do calor.

Aqui iremos comparar os reagentes da combustão completa de dois combustíveis diferentes: a gasolina, oriunda do petróleo, e o etanol, proveniente da cana de açúcar.

Tanto a gasolina como o etanol são cadeias de carbono e hidrogênio que podem também ser ligadas a outros elementos, como o oxigênio, no caso do álcool.

Para esta atividade, considere que a gasolina é composta de cadeias de carbono do tipo C7H16 e que o etanol seja representado pela fórmula C2H6O.

Descreva as substâncias presentes nos reagentes e produtos da combustão completa de cada um destes compostos e qual o impacto desses produtos no meio ambiente.

Além disso, argumente, com dados, o motivo do uso do etanol ter um menor impacto sobre o ambiente.

Como saber se a atividade está correta?

Tanto na combustão da gasolina quanto do etanol, os principais elementos químicos envolvidos nos reagentes são o carbono, o hidrogênio e o oxigênio.

O produto de uma combustão completa é sempre água e gás carbônico.

Lembrando que uma combustão completa ocorre quando há quantidade de oxigênio suficiente para romper todas as cadeias carbônicas e para a oxidação total de todos os átomos de carbono.

Uma pergunta que fica, então, é sobre o motivo do etanol ter um impacto menor sobre o ambiente.

Trata-se de um combustível renovável e sustentável, pois sua produção é feita a partir da cana-de-açúcar, em que leveduras usam os açúcares para produzir o etanol.

O bioetanol é considerado sustentável porque, durante o crescimento do vegetal, existe o consumo de gás carbônico no processo de fotossíntese.

Já nos combustíveis derivados do petróleo, há somente a emissão de novos átomos de carbono para a atmosfera, que estavam aprisionados no subsolo por milhões de anos.

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Bons estudos!