Habilidades BNCC

  • EF04MA21
    Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
  • EF05MA20
    Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Roteiro do Vídeo

Você gosta de medir coisas?

O que você usa para isso?

Podemos utilizar qualquer coisa para medir?

Por exemplo, se quiser saber qual a minha altura, posso deitar e pedir que uma pessoa vá dando passadas do meu pé até minha cabeça.

A quantidade total dos passos dela seria, então, minha altura!

Mas tem um problemão nisso…

Se outra pessoa tiver um pé maior ou menor, não vai dar exatamente o mesmo valor, não é?

Vamos ver um vídeo e entender melhor essa história?

Vídeo 1: Feito sob Medida (até 5’22”)

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 5’22”

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1485-feito-sob-medida

Ah, então é por isso que usamos o sistema internacional de unidades.

Ele determina grandezas únicas, que servem de padrão para outras comparações.

Por exemplo, para medir comprimento a base é o metro, que é equivalente a cem centímetros. Para medir massa, usamos o quilo, que vale o mesmo que mil gramas.

Para medir o tempo usamos o minuto, que é o mesmo que sessenta segundos.

Há outras menos conhecidas, como o AMPERE, que usamos para medir as correntes elétricas.

Mas, por que estou falando disso?

Porque hoje vamos falar sobre MEDIR a área e o perímetro!

Vamos descobrir o que é isso?

Vídeo 2: Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano Área de figuras planas em malha quadriculada

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 10′

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15208-%C3%A1rea-de-figuras-planas-em-malha-quadriculada

 

Vídeo 3: Área de um triângulo na malha quadriculada

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 7’51”

https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-area-and-perimeter/basic-geo-unit-squares-area/v/introduction-to-area-and-unit-squares?modal=1

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Entendi!

A área é a parte que está dentro do contorno e o perímetro é justamente esse contorno que delimita a área!

Ficou bem fácil não é mesmo?

E se quisermos medir a área de um triângulo?

Vocês lembram?

Para calcular a área de um triângulo, eu tenho que calcular o comprimento da base vezes o da altura e dividir por dois!

Temos que dividir por dois porque dois triângulos juntos formam um quadrilátero!

Agora, você saberia medir a área de um quadrilátero?

Lembrando que os quadriláteros são figuras planas, fechadas com quatro lados, como o quadrado e o losango! (MOSTRAR NA TELA UM QUADRADO E UM LOSANGO).

Do quadrado é fácil!

É só contar quantos quadradinhos tem dentro do contorno, ou multiplicar a quantidade de quadradinhos da base pela altura.

Mas, e no losango?

Vamos descobrir juntos?

Vídeo 4: Área de um quadrilátero em uma malha quadriculada

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 3’56”

https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-foundations/hs-geo-area/v/area-of-strange-quadrilateral

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Olha! Então o segredo está em descobrir quantos triângulos há nas figuras e calcular a área de cada um deles, usando a forma que você aprendeu!

Para calcular a área do losango é só dividir ele em quatro triângulos, calcular a área de cada um e somar tudo.

Às vezes a gente pode até comparar a Matemática com mágica não é mesmo?

Que tal achar objetos aí na sua casa que tenham forma de triângulos e quadriláteros?

Depois, reproduza esse desenho fazendo o contorno deles numa folha quadriculada para determinar a área!

Bom, nosso encontro está chegando ao fim, mas para aprender mais, é só pedir ajuda a um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela!

Até a próxima!