Habilidades BNCC

  • EF02CI04
    Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF02CI05
    Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
  • EF02CI06
    Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
  • EF02GE04
    Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
  • EF02GE11
    Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
  • EF15LP15
    Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Roteiro do Vídeo

Olá turminha.

Vou começar nosso encontro com um desafio… Topam?

Quero ver quem descobre que lugar vamos conhecer hoje!

Neste lugar tem árvores enormes, muita vegetação e é o habitat de muitos animais.

Se contarmos todas as espécies de bichos e plantas que existem no mundo, um terço deles vive lá!!

E lá também fica o maior rio do mundo!!

Além disso, é o lar de muitos povos indígenas do Brasil.

E muitas lendas conhecidas por nós são tradicionais desse lugar, como as lendas do boto cor de rosa e da Iara.

Vou dar mais uma dica.

Este lugar ocupa 60% do território do Brasil.

Tem nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Isso mesmo, esse lugar é a Amazônia!!

Se prepare para ver uma das florestas mais bonitas do mundo!!!

Vídeo 1: Brasil Animado – parte 08 – Amazônia

Parceiro realizador: Gui e Estopa

Duração: 8’48”

O que acharam da nossa maravilhosa floresta amazônica?

Sabe o que eu achei muito interessante, aquela história da terapia com os botos, a bototerapia.

Achei tão legal que fui pesquisar mais sobre esse animal, e sabe o que eu descobri?

Que os botos são tão curiosos e amigáveis, que se aproximam fácil dos humanos.

Eles também são chamados de golfinho de água doce!

E por falar em Rio e água doce, quem aí prestou atenção no primeiro nome do Rio Amazonas?

Isso mesmo, Mar Dulce, que é doce em espanhol.

Esse Rio deve ser enorme e com muita água para ser chamado de Mar doce…

E lembra que eu contei que muitas lendas são tradicionais da Amazônia?

Que tal ouvir uma delas, que conta uma das histórias de como esse imenso rio surgiu?

Vídeo 2: Quarentena de Histórias – Como nasceu o rio Amazônas

Parceiro realizador: Prefeitura de Jundiaí

Duração: 3′ 35″

Que história mais bacana?

Nessa lenda o rio nasceu da paixão entre o Sol e a Lua. (faz cara de apaixonada)

As lágrimas da Lua formaram o rio Amazonas!

E vocês conhecem alguma outra lenda sobre o Rio Amazonas ou sobre os animais e plantas que vivem lá?

Que tal perguntar para os adultos aí da sua casa se eles conhecem alguma?

Se conhecerem, peçam para eles te contarem!

Você também pode contar essa história para eles!

E por falar em plantas da Amazônia, você já viu ou ouvir falar em plantas carnívoras? (CARA DE SUSTO) Será que elas comem pessoas ou animais? (CARA DE MEDO)

E as outras plantas, que não são carnívoras, o que elas comem para sobreviver?

Vamos aprender tudo isso com a Luna?

Vídeo 3: O Show da Luna! – Verdes Folhas – Fotossíntese – Floresta da Amazônia

Parceiro: Show da Luna

Duração: 11’29”

Ah! Plantas carnívoras comem insetos!! Ufa!

Mas além dos insetos, elas também se alimentam como todas as outras plantas. Lembram?

As plantas absorvem a água da chuva por suas raízes.

Elas também precisam da luz do sol para sobreviver, porque a luz vira energia quando bate nas folhas verdes.

Esse processo se chama Fotossíntese.

E vocês viram como é importante cuidar da natureza?

Que tal não desperdiçar água, não jogar lixo nas ruas, e reaproveitar as embalagens plásticas dos produtos que usamos?

Alguém aí sabe de mais alguma atitude que ajuda a cuidar da natureza?

Que tal fazer uma pesquisa com as pessoas da sua casa?

Quando voltarem as aulas você pode levar uma lista para a sua professora e seus colegas.

Podem fazer um panfleto, uma apresentação ou até mesmo um vídeo sobre o assunto!

Nosso encontro está chegando ao fim, mas se quiser continuar aprendendo, é só pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela!

Por hoje é só pessoal. Até a próxima!