Habilidades BNCC

  • EF02CI04
    Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF03MA08
    Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
  • EF03MA09
    Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
Roteiro do Vídeo

Olá pessoal!

Vocês sabiam que para nos defendermos de doenças é importante estarmos saudáveis?

E uma das formas de nos mantermos saudáveis é nos alimentarmos bem!

Não é comer muuuuuuito, mas sim comer alimentos que fazem bem para a nossa saúde.

Mas me digam aí, quais alimentos vocês acham que fazem bem para a saúde?

Quem falou frutas, verduras e legumes está bem ligado!

Mas vocês sabem por que esses alimentos nos fazem bem?

Já ouviram falar de vitaminas?

Para ter energia, nada melhor que a vitamina B.

Já para cuidar da nossa pele e visão, precisamos da vitamina A.

E a vitamina C? Essa é corajosa e nos protege das infeções.

São muitas as vitaminas que os alimentos têm e que nos ajudam a cuidar do nosso corpo.

E as frutas, verduras e legumes são os campeões de vitaminas!

Mas mesmo sabendo disso, têm muitas crianças que não gostam de comer nada verde.

Vocês conhecem alguma criança assim?

Que tal um vídeo para te ajudar a pensar em uma boa estratégia para convencer a todos e a você mesmo a comer os alimentos verdes?

Vídeo 1: Não gosto de nada que é verde

Parceiro: Teca na TV

Duração: 3’21”

E então, o que vocês acharam?

Uma boa receita pode ajudar a mostrar para as pessoas como pode ser gostoso comer alimentos verdes!

E sabe uma outra boa estratégia?

Essa que usei com vocês (risos).

Sabem qual foi?

Isso mesmo, eu comecei nossa conversa contando como esses alimentos nos fazem bem e nos ajudam a ficar saudáveis.

Assim ficamos mais fortes e nos protegemos de doenças, como a COVIDE-19… (TREMER DE MEDO)

Mas me conta, alguém aí pensou em alguma outra estratégia?

Então, que tal escrever a sua sugestão em uma folha para não esquecer.

Assim, quando as aulas voltarem, você pode levar essas dicas para a sua professora e colegas.

Vocês podem até fazer um livro de dicas de como se alimentar melhor.

E olha uma ideia que tive, nesse livro podem vir também dicas de como se proteger do coronavírus!

Agora, vocês já escutaram alguém dizer que os alimentos orgânicos são mais saudáveis?

Mas peraí… Não eram as frutas, verduras e legumes (CARA DE DÚVIDA COM RISOS).

É que eles também podem ser orgânicos, ou inorgânicos!

Nossa quanta palavra difícil né?

Mas a Luna pode nos ajudar a entender melhor!

Vídeo 2: O Show Da Luna TEMPORADA 5 EPISÓDIO 24 Naturalmente Natural

Parceiro: Show da Luna

Duração: 11’05”

Agora sabemos diferenciar os alimentos orgânicos e inorgânicos: observando e comparando suas características e também seu sabor!

Os alimentos orgânicos são mais saborosos e têm mais vitaminas!!

Sabe o que eu achei bem legal, saber que alimentos orgânicos são plantados sem o uso de spray para espantar mosquitos.

É isso que faz com que sejam mais saudáveis, afinal, se esses sprays têm produtos de espantar mosquito, podem nos fazer mal também, não é mesmo?

Além disso, não utilizar esses produtos dos sprays, que também conhecemos como agrotóxicos, traz benefícios para a natureza.

Sem eles, não contaminamos os nossos recursos naturais como a terra, o ar e a água.

Agora que já sabemos muito sobre as vitaminas e como os alimentos orgânicos são mais saudáveis, que tal aprender a fazer uma horta?

Assim, podemos ter os nossos próprios produtos orgânicos!

Vídeo 3: A horta fracionada

Parceiro: MultiRio

Duração: 12′ 33″

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1278-a-horta-fracionada

Uau! Viram quantos desafios e como a matemática ajudou a resolver todos eles?

Primeiro a turminha separou o lugar da horta e dividiu esse lugar em 4 partes iguais.

Olha só que bacana, dividir em partes iguais é o mesmo que fração!

Querem ver como essa tal de fração nos ajuda em outros momentos da nossa vida?

Por exemplo, vamos imaginar que você ganhou uma barra de chocolate, mas precisa dividir igualmente com o seu colega.

Dividir igualmente. O que isso quer dizer?

Que é preciso dividir em partes iguais.

Você e seu colega terão, cada um, a metade do chocolate.

E sabe como escrevemos metade?

Utilizando a fração 1 sobre 2 (MOSTRAR a fração na tela).

Antes de terminar nosso encontro, vou deixar mais um desafio para você!!

Pense em um brinquedo que você adora.

Agora, imagine que, quando puder ir para a escola, vai convidar três colegas para brincar com ele.

Vamos imaginar que o seu recreio dura 30 minutos.

Como você irá fazer para que seus três colegas tenham o mesmo tempo para brincar com o seu brinquedo?

Ou seja, quanto tempo cada um deles terá?

Guarde esse desafio com você.

Assim, quando voltar para a escola, você pode levar seu brinquedo e ensinar aos colegas como fez essa divisão!

E se quiser continuar aprendendo, é só pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!