Habilidades BNCC

  • EF01LP04
    Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05
    Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP08
    Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP14
    Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.
  • EF02LP04
    Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF02LP09
    Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF03LP02
    Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF03LP03
    Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
Roteiro do Vídeo

Olá turminha. Tudo bem com vocês?

Vou contar uma coisa engraçada que aconteceu comigo.

Eu estava com muitas saudades do meu sobrinho, então escrevi a seguinte mensagem para ele:

Olá sobrinho, como você está? Estou com muitas saudades. Posso te ligar para conversar?

E olha como ele respondeu:

(SE POSSÍVEL LER NO CELULAR ESSA MENSAGEM)

Oi tia estou com saudades também posso ligar para você amanhã agora vou ligar para o meu melhor amigo.

(FALAR PROPOSITADAMENTE SEM PONTUAÇÃO)

Nossa, eu não entendi quando li.

Então, fui ler mais uma vez, e sabe o que eu descobri?

Faltou uma coisa muito importante no texto da mensagem.

A pontuação!

Querem ver como ficou a resposta dele depois que coloquei os pontos? Assim:

Oi, tia, estou com saudades também. Posso ligar para você amanhã?  Agora vou ligar para o meu melhor amigo.

Vocês já repararam como esses pontos são importantes?

Sabem como usar todos eles?

A turma da biblioteca pode nos ajudar com isso!

 

Vídeo 1: Dúvidas

Parceiro realizador: Multirio

Duração: 10’26”

http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/1313-duvidas

Nossa!

Só de usar o ponto diferente a mensagem muda.

Mas vou contar outra coisa sobre a mensagem do meu sobrinho.

Assim como vocês, ele está aprendendo a escrever.

Ás vezes acontece dele escrever algumas palavras com letras faltando ou trocadas.

Por exemplo, quando ele escreveu “Posso te ligar amanhã”, no lugar de escrever posso, com dois esses, ele usou a letra cedilha.

A palavra ficou parecida no som, mas bem diferente no significado.

Posso, com SS, vem da palavra poder. Eu posso, ele pode.

Poço com cedilha é aquele buraco grande, cavado na terra para buscar água.

Querem ver alguns exemplos que sempre causam dúvidas nas crianças?

CAIXA é com X ou CH?

Beleza é com S ou com Z?

Relógio é com J ou com G?

Que tal chamar de novo a turma da biblioteca para nos ajudar com isso?

 

Vídeo 2: Sopa de letrinhas

Parceiro realizador: Multirio

Duração: 11’55”

http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/1034-sopa-de-letrinhas

Olha só, quanta dica boa!

Que tal relembrar algumas delas?

Eu separei aqui uma cruzadinha para vocês me ajudarem a preencher, topam?  (A APRESENTADORA PODE USAR UM PAPEL, NÃO PRECISAR MOSTRAR, ELA SÓ VAI PERGUNTAR COMO SE ESCREVE AS PALAVRAS)

Animal que mora no mar?

Peixe! Com X ou CH?

Isso mesmo, com X porque vem depois de EI.

Qual a profissão de quem dirige o ônibus?

Ah, Motorista! E se é profissão é com S e não Z.

Que tal fazer uma busca de palavras aí na sua casa, escrevê-las e depois olhar no dicionário ou perguntar para algum adulto se você escreveu corretamente?

Depois, você pode montar uma cruzadinha com essas palavras!

É só escrever dicas sobre elas e desafiar alguém a preencher!

Agora é hora de ouvir uma história!

Prestem atenção em uma pontuação que aparece muitas vezes!

Vídeo 3: Cadê Clarisse

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 3”38”

E aí pessoal, descobriram qual a pontuação?

Isso mesmo, o ponto de interrogação.

Ele serve para indicar que estamos fazendo uma pergunta, não é mesmo?

Por hoje é só pessoal, se quiserem continuar aprendendo, é só pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela!

Um beijo e até a próxima.