Habilidades BNCC

  • EF09CI10
    Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
Roteiro do Vídeo

Hoje, veremos um pouco sobre as teorias evolutivas e alguns dos principais pesquisadores que impulsionaram a compreensão do mundo atual!

No primeiro vídeo, serão expostas as principais ideias do Lamarckismo e do Darwinismo, que explicam como ocorrem as mudanças ao longo do tempo nos diferentes organismos.

Tome nota dos principais conceitos propostos por cada teoria!

Na sequência, veremos uma breve explicação sobre o conceito de evolução dentro da ciência.

E no último vídeo, iremos conhecer os aspectos da seleção natural e a vida de Darwin, considerado o “pai” da teoria da evolução.

Vídeo 1: Teorias evolucionistas – Ciências – 9º ano – Ensino Fundamental

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 13′ 04″

 

Vídeo 2: Esclarecimento sobre evolução (o’00” a 5’06”)

Parceiro realizador: Khan Academy Brasil

Duração: 5’06”

 

 

Vídeo 3: Seleção natural | Biologia 

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 12’41”

 

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

A atividade de hoje será realizada em duas etapas.

Primeiro, faça uma análise dos argumentos de Lamarck e Darwin na evolução das espécies.

Em seguida, escreva uma síntese explicando porque a teoria de Darwin é a mais aceita atualmente.

Se necessário, para fundamentar suas ideias, realize uma pesquisa mais detalhada sobre os conceitos desses pesquisadores.

Depois, realize uma entrevista com as pessoas que moram com você e anote como elas interpretam a palavra “evolução” no dia a dia.

Muitas vezes ouvimos frases como “Devemos evoluir para nos tornamos pessoas melhores”.

Porém, sabemos que, do ponto de vista da ciência, nem sempre evoluir tem esse sentido.

Elabore um texto explicativo sobre esse conceito, de acordo com o que aprendemos hoje, e retome essa discussão com seus entrevistados, com a finalidade de ampliar o conhecimento científico.

Como saber se a atividade está correta?

Os dois pesquisadores tiveram grandes contribuições para as teorias evolutivas.

Ambos acreditavam que as espécies mudavam com o tempo, e que os seres vivos precisavam se adaptar ao ambiente.

Entretanto, Darwin reuniu um conjunto maior de informações, baseadas em experimentos, ao introduzir a genética em sua teoria.

O importante nessa atividade é promover um diálogo sobre o pensamento científico.

A seleção natural propõe que os indivíduos com características que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes.

Porém, essa evolução não é sinônimo de progresso.

Uma característica que garante o sucesso, em um dado momento, pode não ser tão favorável em outro momento.

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela.

Bons estudos!