Para saber mais

Acesse estes links/vídeo/livro….

  1. CAMPOS, André Gambier. Breve histórico das mudanças na regulação do trabalho no Brasil. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3513/1/td_2024.pdf>. Acesso em: 12 mai 2020.
  2. NITAHARA, Akemi. Informalidade no mercado de trabalho é recorde, aponta IBGE. In, Agência Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-10/informalidade-no-mercado-de-trabalho-e-recorde-aponta-ibge>. Acesso em: 12 mai 2020.
  3. Relações e condições de trabalho no Brasil. São Paulo: DIEESE, 2007. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/livro/2008/relacoesCondicoesTrabalhoBrasil.pdf>. Acesso em: 12 mai 2020.

Roteiro do Vídeo

O trabalho é uma parte importante das nossas vidas.

Quando crianças, inclusive sonhamos o que queremos ser quando crescer.

Contudo, a compreensão do mundo do trabalho é complexa e envolve diferentes áreas como história, sociologia, economia e direito.

Nas últimas décadas, o Brasil e o mundo passaram por grandes transformações nesta área.

Ao longo da aula de hoje, preste atenção nas transformações que serão apresentadas e em outras áreas de atuação que têm surgido com o desenvolvimento de novas tecnologias.

Vídeo 1: O trabalho no Brasil | Ciência para todos

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 14’00’’

http://www.futuraplay.org/video/o-trabalho-no-brasil/501033/

 

Vídeo 2: Temp. 2 | Ep. 4 Tecnólogo em Redes de Computadores

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 23’00’’

http://www.futuraplay.org/video/tecnologo-em-redes-de-computadores/96753/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Atualmente, estamos em um momento de grandes transformações no mundo do trabalho.

Aponte as principais mudanças vividas pelos brasileiros nas últimas décadas.

Ao mesmo tempo, novas profissões têm surgido, como o tecnólogo em redes de computadores. Você consegue explicar o que faz um profissional como esse?

Como saber se a atividade está correta?

Até 1980, as empresas brasileiras eram enormes e controlavam todos os processos que ocorriam em suas atividades, desde limpeza e manutenção até a sua atividade fim.

A partir de 1980, para reduzir custos, as empresas começam a passar uma parte das suas atividades para outras companhias terceiras, que pagam menos aos trabalhadores.

Essa forma de trabalho acabou enfraquecendo os sindicatos e diminuindo as possibilidades de organização dos trabalhadores.

Já no século XXI, o ocorreu uma flexibilização mais intensa das leis trabalhistas no Brasil: desde que acordado entre patrão e trabalhador, nem todas as leis trabalhistas precisam ser seguidas.

Ao mesmo tempo, com o avanço da tecnologia, novas áreas foram surgindo.

Esse é o caso do tecnólogo em redes de computadores.

Esse profissional é responsável pelo projeto, construção e manutenção de redes de computadores que se comunicam entre si e com outras redes.

Atualmente, é um trabalhador essencial para qualquer empresa e altamente requisitado.

Se quiser saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!