Habilidades BNCC

  • EF04MA09
    Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
  • EF04MA10
    Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
  • EF05MA02
    Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
  • EF05MA03
    Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Para saber mais

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Roteiro do Vídeo

Prontos para mais um encontro matemático?

Hoje trataremos de um assunto que está muito presente no nosso dia a dia.

Por exemplo, quando vamos comprar algo no mercado e topamos com uns números estranhos, tipo, 3,35.

Isso confunde a cabeça de muita gente, não é?

Esses são os números racionais ou, para você compreender melhor, números com vírgula!

Vamos ver um vídeo para começar a pensar sobre o assunto?

Vídeo 1: Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano – Números racionais na reta numérica

Parceiro: MultiRio

Duração: 9’39”

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15166-n%C3%BAmeros-racionais-na-reta-num%C3%A9rica

 

 

Hummm, então os números com vírgula são aqueles que podem ser menores que um inteiro ou até maiores, mas que não são completos…

É o que chamamos de “números quebrados”.

Ou seja, tem a parte inteira e, separada por vírgula, a parte que não chega a ser inteira!

Quanto mais números depois da vírgula mais “quebrado” é esse número, entendeu?

Por isso que na reta numérica do varal do Heitor o número 9,8 ficou entre o nove e o dez.

Ou seja, ainda falta dois décimos para completar dez!

Vamos assistir os próximos vídeos para entenderá melhor essa história de décimos!

Ah! O décimo nada mais é do que uma parte do inteiro.

O 0,6 que vimos no vídeo significa que há 6 pequenos pedaços e que faltam quatro desses pedaços para alcançar um inteiro!

Mas, você sabia que os números decimais podem ser representados por frações?

Por exemplo, 5 décimos é a mesma coisa que 1 sobre 2, ou seja, a metade!    (colocar no GC: ½)

Imagine dois chocolates do mesmo tamanho.

Quanto sobraria se eu comesse uma barra inteira e mais três pedaços da outra?

Quem respondeu 0,7 acertou!

Mas, peraí como vocês pensaram para fazer essa conta?

Dá para somar ou subtrair números com vírgula?

Vamos ver como se faz isso?

Vídeo 4: Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano – Números racionais na forma decimal

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 11’59”

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15365-n%C3%BAmeros-racionais-na-forma-decimal

Maneiro né?

É muito parecido com somar números inteiros!

Que tal um desafio para treinar o que aprendemos hoje?

Prestem atenção aos números com vírgula que veem em casa: na televisão, nas revistas, jornais, livros de receita…

Vá anotando todos eles e depois tente organizá-los em ordem crescente.

Ou seja, do número maior para o número menor!

Agora que já exercitamos muito o cérebro, vamos mexer um pouco o corpo com os barbatuques?

Vídeo 5: Samba Lelê – Barbatuques | Tum Pá –

Parceiro realizador: Barbatuques

Duração: 3′