Habilidades BNCC

  • EF04LP03
    Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
  • EF05LP02
    Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.
  • EF05LP22
    Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas.
  • EF05LP25
    Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Roteiro do Vídeo

Oi, galerinha!

Hoje nós iremos tratar de um assunto muito interessante!

Começaremos com dois vídeos muito bacanas para falarmos de conteúdo implícito e explícito.

Também vamos aprender como entender o sentido das palavras e ampliar cada vez mais nosso vocabulário.

Assim, melhoramos também nossa compreensão e entendimento de textos.

Vamos lá?

Vídeo 1: Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – Descobrindo informações explícitas e implícitas

Parceiro realizador: MultiRio

Duração: 7’02”

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15164-descobrindo-informa%C3%A7%C3%B5es-expl%C3%ADcitas-e-impl%C3%ADcitas

 

Vídeo 2: Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – Inferindo os sentidos das palavras

Parceiro: MultiRio

Duração: 6’38”

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15196-inferindo-os-sentidos

Eu amo os filmes mudos!

E você compreendeu a diferença entre elementos implícitos e explícitos?

Os primeiros são aquilo que está claro e evidente, seja num texto, num filme ou em um livro.

Já os segundos são aqueles mostrados de maneira subjetiva, ou indiretamente, como a moral da história!

E que belezura de livro, não é?

Vimos que há palavras que podemos entender a partir do que conhecemos sobre o assunto e outras pelo contexto em que estão sendo usadas.

Mas, se nenhum desses jeitos adiantar, aí só mesmo pesquisando!

Seja nos glossários ou dicionários.

Mas, você sabe usar um dicionário?

Sabia que ele tem muitas outras utilidades para além de buscar o significado de palavras?

Bora lá conhecer?

Vídeo 3: Como usar um dicionário?

Parceiro: Khan Academy

Duração: 6’52”

https://pt.khanacademy.org/humanities/lp-4-ano/x00fd8bb90bd44377:lp-4ano-pesquisa-e-estudo/x00fd8bb90bd44377:lp-4ano-pesquisa-e-divulgacao/v/lp-4ano-video-como-usar-um-dicionario

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Demais não é pessoal?

Sabiam que além desses dicionários gerais da língua há outros tipos diferentes?

Há o de sinônimos, onde há palavras que tem os mesmos significados, os etimológicos, para sabermos a origem das palavras e até um de palavras da língua indígena!

Vou deixar aqui um desafio.

Em duplas, cada um com seu dicionário, façam uma competição para ver quem acha primeiro determinadas palavras.

Vocês escolhem as palavras e cada um procura o significado dela no dicionário que está em mãos.

Quem achar primeiro vence!

Vamos lá, convide alguém da sua casa para jogar!

Um outro jogo interessante é procurar palavras estranhas, que você nem sonhava que existiam na Língua Portuguesa.

Por exemplo, você sabe o que significa ALVANÉU?

Pois é o mesmo que pedreiro!

E TERGIVERSAR?

Bom, vou deixar procurar no dicionário!

Para terminar o dia de hoje, que tal uma história?

Ela se chama “Medo de Espelho” e foi escrita por Heloísa Prieto.

Vídeo 4: FiqueEmCasa | Quarentena de Histórias | Medo de Espelho

Parceiro: Prefeitura de Jundiaí

Duração: 6′

E aí, gostaram dessa história?

Nosso encontro de hoje já está acabando, mas para aprender mais, é só pedir ajuda a um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela!

Até a próxima!