Habilidades BNCC

  • EF05CI06
    Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Para saber mais

 

 

Roteiro do Vídeo

Oi, Galera!

Hoje vamos falar sobre o corpo humano!

Vamos saber como funciona os sistemas desse corpo, que faz coisas incríveis.

Você deve estar se perguntando, quais são essas coisas incríveis?

Vou dizer só uma, por enquanto:

Nosso cérebro tem a capacidade de memorizar até 1000 palavras por minuto. Acredita?

Falando em cérebro, de qual sistema do nosso corpo ele faz parte?

Do sistema circulatório, do nervoso central, do endócrino ou do sistema digestório?

Não vou contar agora!

Você vai descobrir vendo esse vídeo irado!

Vídeo 1: Vídeos Irados – Como É Que É? – Que corpão! (até 6’21”)

Parceiro: MultiRio

Duração:  6’21”

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/12a15/videos-irados/11156-que-corpao-2

Viram quanta coisa incrível o corpo humano é capaz de realizar?

E conseguiram responder àquela nossa pergunta?

O cérebro faz parte do sistema nervoso central e é dividido em 3 partes: a sensorial, a motora e a parte do processamento de dados.

Conseguem pensar em coisas que fazemos no dia a dia que são de responsabilidade dessas partes do nosso cérebro?

Muito bem! Andar, falar, sentir, pensar…

Essas são apenas algumas das muitas coisas que nosso cérebro comanda!

E o nosso coração?

Desafio vocês a construírem um estetoscópio caseiro, assim como a Ermê e o Tomás fizeram.

Depois, é só escutar quantas são as batidas do seu coração durante 10 segundos e multiplicar por 6.

Assim vocês vão descobrir a medida das batidas do seu coração por minuto.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre os pulmões?

Vídeo 2: Conheça os pulmões

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 10’14”

https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/human-anatomy-and-physiology/lung-introduction/v/meet-the-lungs

 

Vídeo 3: Pessoas e plantas (até 4’41”)

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 4’41”

https://pt.khanacademy.org/science/5-ano/vida-e-evolucao-5-ano/os-pulmes/v/people-and-plants

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Nossa,  deu para entender tudinho sobre os nossos pulmões!

E com a história do João e o pé de feijão foi possível entender como dependemos das plantas para respirar.

Quando respiramos, liberamos água e dióxido de carbono.

As plantas precisam disso, além da luz do sol, para produzir seu próprio alimento num processo chamado fotossíntese.

Nesse processo elas liberam glicose e o oxigênio, que é essencial para a gente viver!

Mas será que o oxigênio do mundo pode acabar?

E será que o oxigênio que nós respiramos vem só das plantas?

Vamos descobrir!

Vídeo 4: O oxigênio pode acabar?

Parceiro: Ciência em Show

Duração: 3’03”

https://www.youtube.com/watch?v=VZWfyKNeznA&feature=youtu.be

Viram que informação surpreendente?

A maior parte do oxigênio da atmosfera do Planeta Terra vem das algas marinhas.

Temos que proteger nossos mares e florestas!

Que tal fazer um desenho para representar essa dependência entre os seres vivos, assim como vimos no desenho da história João e o pé de feijão?

Por hoje é só pessoal.

Para saber mais sobre tudo o que conversamos, é só pedir ajuda a um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela!

Um grande abraço e até nosso próximo encontro!