Habilidades BNCC

  • EF01LP05
    Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP16
    Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF15LP01
    Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP09
    Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP15
    Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP19
    Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Roteiro do Vídeo

Olá pessoal! Como vocês estão hoje?

Eu acordei com a língua afiada!

Não, calma!

Estar com a língua afiada quer dizer que estou pronta para falar e usar a minha língua.

E vocês aí, estão afiados também?

Vamos brincar de trava-língua?

Vocês sabem o que é um trava-língua?

Trava-língua são versos curtinhos que enrolam toda a nossa língua.

Pode ser muito engraçado e divertido, quer ver?

Vamos começar com um bem fácil:

O rato roeu a roupa do rei de Roma.

Sua vez.

Ótimo!

Agora tente esse aqui:

A aranha arranha o jarro

E o jarro arranha a aranha.

Vamos tentar mais rápido?

A aranha arranha o jarro

E o jarro aranha…. Opa! (RISOS)

Que tal aprender outro trava-língua?

Prestem bastante atenção e depois vamos tentar falar bem rápido, tá?

Vídeo 1: Trava línguas

Parceiro realizador: Contadora de histórias Ivani

Duração: 2’52”

https://drive.google.com/file/d/10dUpsVnjrYElPSAUiQamW6bmxaFrKRx2/view?usp=sharing

(FALAR ESSES 3 TRAVA-LÍNGUAS BEM RÁPIDO)

– Um tigre, dois tigres, três tigres

– Eu nunca vi tantos tigres comerem tantos trigos em tantos pratos.

– Casa suja, chão sujo.

Adorei esse desafio!

Agora que você já conhece vários trava-línguas, pode fazer um concurso de trava-línguas aí na sua casa!

Escreva alguns trava-línguas em folhas de papel.

Dobre cada uma das folhas e coloque em um saquinho.

Aí é só chamar as pessoas que moram na sua casa para brincar junto.

Cada um deve sortear um trava-língua para recitar em voz alta.

Só não pode é travar a língua!

Para te ajudar na coletânea de trava-línguas, mais um que acho que muitos conhecem:

O doce perguntou pro doce

qual é o doce mais doce

que o doce de batata doce.

O doce respondeu pro doce

que o doce mais doce

que o doce de batata doce

é o doce de batata doce.

Ufa… (Cara de cansada)

Conheciam?

E agora, que tal continuar brincando com as palavras, mas em forma de música?

Vídeo 2: Raio e trovões

Parceiro realizador: Zis é o Canal

Duração:  2’35”

 

Vídeo 3: O Sapo Não Lava o Pé

Parceiro realizador: Zis é o Canal

Duração:  2’33”

 

Vídeo 4: O Trem Maluco

Parceiro realizador: Zis é o Canal

Duração:  2’46”

E aí pessoal, gostaram das músicas?

Vocês repararam nas palavras que rimam?

Eu anotei algumas!

– Pé e chulé

– Maluco e Pernambuco

– Bola e rebola.

Olha! Essa até dá para virar um trava-língua, olha só:

Rebola bola, você diz que dá que dá, você diz que dá na bola, na bola você não dá. (FALAR RÁPIDO, COMO TRAVA LÍNGUA)

E vocês sabem que que muitas outras literaturas, além dos poemas e músicas, também têm rimas? Agora, vamos conhecer algumas delas: o cordel, o repente e a embolada.

Já ouviram falar?

Vamos lá!

Vídeo 5: Cordel, repente e embolada

Parceiro realizador: Khan Academy

Duração: 6’02”

https://pt.khanacademy.org/humanities/lp-3-ano/xd5c3dd382bb052ca:lp-3ano-artes-e-literatura/xd5c3dd382bb052ca:lp-3ano-artes-literatura-oralidade/v/lp-3ano-video-cordel-repente-e-embolada

 

Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.

Ah! Então esses três são como músicas improvisadas, com rimas escritas ou cantadas em versos.

Eu adorei aquele cordel da menina que não queria ser princesa, e você?

E ouvindo o repente, me deu até vontade de dançar…

É pessoal, hoje brincamos muitos com as palavras, vocês repararam?

Travamos a língua, cantamos com as rimas e até conhecemos novas literaturas: o cordel, o repente e a embolada!

Então, que tal terminar o dia de hoje com mais uma brincadeira?

Uma brincadeira de adivinha!

Fiquem atentos para ver se conseguem descobrir alguma?

 

E aí, descobriram as adivinhas?

Tenho certeza que sim!!

Então, que tal fazer um jogo de adivinhas?

Escreva algumas em folhas de papel, dobre cada uma das folhas e coloque em um saquinho.

Aí é só chamar as pessoas da sua casa para brincarem com você!

Cada um deve sortear uma adivinha e ler em voz alta.

Quem responder primeiro ganha um ponto!

Bom, por hoje é só pessoal

Se quiserem continuar aprendendo, é só pedir ajuda a um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela!

Um beijo e até mais!