Hoje a nossa conversa é sobre textos de divulgação científica.
São textos que têm como objetivo principal promover o contato dos leitores comuns com a ciência.
Os textos de divulgação científica nos permitem saber sobre muitos estudos, pesquisas e, ainda, aprofundar os conhecimentos que já temos.
Pensando um pouco sobre isso, me responde o seguinte: Você já leu um texto desse tipo?
Onde será que podemos achá-los?
Onde são publicados?
Vamos começar a aula de hoje vendo um vídeo para compreender a estrutura desses textos e como eles funcionam.
Em seguida, vamos treinar a sua memória com um exercício sobre o tema.
Você verá um vídeo no qual uma professora explica como esse gênero é analisado em um exame como o ENEM.
Vamos lá?
Vídeo 1: O que são textos de divulgação científica?
Parceiro realizador: Khan Academy
Duração: 5’
Vídeo 2: Redação: Texto de Divulgação Científica – ENEM
Parceiro realizador: YoutubeEdu
Duração: 4’15”
Observação: Todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org.
Não existe texto de divulgação científica sem… ora, sem ciência e os cientistas!
Então, para entender ainda melhor a importância desse gênero, ouça agora o pesquisador e sociólogo Simon Schwartzman.
Ele vai contar como o processo de produção do cientista se constrói e a importância social de divulgar suas descobertas corretamente.
E, por falar em pesquisa e dados científicos, tem outro lado muito legal de aprender a ler textos de divulgação científica: você também pode fazer ciência!
Para aguçar a sua curiosidade de cientista, veremos depois o Ciência em Show fazendo uma experiência muito legal: canetas voadoras!
Sim, isso mesmo que você ouviu!
Ficou empolgado?
Então vamos lá!
Vídeo 3: #educa 191 – Divulgação científica (4’18” a 20’40”)
Parceiro realizador: MultiRio
Duração: 16’
Vídeo 4: Ciência em Show | Fizemos uma CANETA VOAR! Aprenda como! (até 3’15”)
Parceiro realizador: Ciência em Show
Duração: 3:15
Atividade sugerida para aprender sobre o tema
Uau… como a ciência, apesar de muito séria, pode ser divertida, não é?
E agora você já sabe: é muito importante que ela seja compartilhada da forma certa, com dados confiáveis.
E, claro, por meio de textos de divulgação científica que sejam claros, simples e fáceis de serem entendidos.
Agora é a sua vez de fazer suas próprias descobertas científicas!
Procure na internet ou em livros didáticos, uma experiência que ache legal e possa fazer com os materiais disponíveis na escola ou na casa onde você mora.
Depois, entenda como ela funciona. Ou seja, a ciência por trás do experimento!
Daí, é a sua vez de fazer ciência!
Junte os materiais, monte seu “laboratório improvisado” e apresente para os seus amigos, vizinhos ou colegas a descoberta científica que fez!
Enquanto realiza a experiência, lembre-se de explicar como ela funciona, e o que causa a reação que está sendo produzida.
Depois, você pode escrever um pequeno texto de divulgação científica, contando do que se trata a experiência, os materiais utilizados, como ela foi feita e os resultados obtidos.
Se quiser, você também pode fazer sua apresentação em vídeo e publicar na internet.
E não se esqueça: é importante ter a supervisão de um adulto para fazer esse experimento.
Pronto para fazer ciência?
Como saber se a atividade está correta?
Para produzir o seu show, é preciso estudar bastante a experiência escolhida. Certifique-se de que os dados que conferiu são confiáveis e foram checados por um especialista.
Depois, é só caprichar na sua mesa de apresentação, ou “laboratório improvisado”, separando os ingredientes e, depois, apresentando ao seu público com muito capricho.
Sobre o texto de divulgação científica, você precisa considerar os seguintes aspectos:
- Coloque um título que tenha a ver com o experimento que você realizou.
- Coloque o nome de todas as pessoas que participaram do experimento e assinam o texto com você.
- Faça um parágrafo introdutório apresentando a experiência, a área com que ela se relaciona e, em linhas gerais, as etapas para desenvolvê-la.
- Nos parágrafos seguintes, explique as etapas e o que foi possível perceber em cada uma delas.
- No último parágrafo, fale da relevância de se aprender a fazer ciência e a divulgar as descobertas e as aprendizagens.
No seu caso, trata-se de reproduzir uma experiência que já foi feita por alguém.
Mas, já é importante para mostrar o que você foi capaz de aprender com isso.
Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.
Bons estudos!