Habilidades BNCC

  • EF08HI15
    Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
  • EF08HI16
    Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.

Para saber mais

  1. Há 189 anos, D. Pedro abdicava do trono do Brasil. In. Biblioteca Nacional. Disponível em: <https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/ha-189-anos-d-pedro-abdicava-trono-brasil>. Acesso em: 28 de mai 2020.
  2. LOES, João. A volta de Dom Pedro I. In. Isto É. Disponível em: <https://istoe.com.br/277892_A+VOLTA+DE+DOM+PEDRO+I/>. Acesso em: 28 de mai 2020.
  3. MODELLI, Laís. Quem foi a primeira mulher a governar o Brasil. In. BBC Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42186974>. Acesso em: 28 de mai 2020.
  4. Movimento quer resgatar importância da imperatriz Leopoldina. In. Catracalivre. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/cidadania/movimento-quer-resgatar-importancia-da-imperatriz-leopoldina/>. Acesso em: 28 de mai 2020.
  5. OTSUKA, Pietro. A Independência do Brasil eternizada nas ruas de São Paulo. In. R7. Disponível em: <https://noticias.r7.com/brasil/a-independencia-do-brasil-eternizada-nas-ruas-de-sao-paulo-07092019>. Acesso em: 28 de mai 2020.
  6. Roteiro por São Paulo conta a história da Independência do Brasil. In. Catracalivre. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/viagem-livre/roteiro-por-sao-paulo-conta-a-historia-da-independencia-do-brasil/>. Acesso em: 28 de mai 2020.

Roteiro do Vídeo

Após declarar independência, o Brasil foi o único país da América do Sul a se organizar como um império, liderado por D. Pedro I.

Contudo, esse processo, que pareceu natural, enfrentou diferentes formas de resistência.

Uma prova disso é que depois de apenas nove anos no poder, D. Pedro I voltou para Portugal e deixou no Brasil o seu filho que ainda era criança.

O país passou a ser governado por regentes, o que intensificou ainda mais algumas revoltas regionais contra o poder central.

Além disso, ao longo do tempo, algumas figuras importantes neste processo foram esquecidas.

Ao longo da aula, preste atenção nos diferentes movimentos de resistência ao poder central durante o primeiro império.

E descubra um pouco mais sobre algumas figuras importantes que foram esquecidas ao longo da História.

Não esqueça de tomar notas!

Vídeo 1: Primeiro Reinado, Período Regencial e contestações do poder central – História – 8º ano – E.F.

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 14’11’’

 

Título: Imperatriz Leopoldina | Show da História

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 13’54’’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Você sabia que o nosso processo de independência tinha sido tão conturbado?

Aponte algumas forças de resistência contra a independência do Brasil e explique o papel da imperatriz Leopoldina neste processo.

Relate no seu caderno.

Como saber se a atividade está correta?

Após a declaração, algumas províncias do norte e nordeste não aceitaram a independência e o imperador teve que enviar tropas para essas regiões.

Portugal resistiu a reconhecer a independência do Brasil, o que só aconteceu após três anos.

Depois, tivemos duas grandes revoltas.

A primeira foi a Confederação do Equador.

Ela reuniu Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, que tentaram se separar do Brasil e fundar uma nova República, adotando a constituição da Colômbia.

A segunda foi a Guerra da Cisplatina, na qual essa província se declarou independente do Brasil dando origem ao Uruguai.

Sob pressão, D. Pedro I deixou o país e voltou para Portugal.

Durante a regência, diversas outras regiões se revoltaram contra o poder central do Rio de Janeiro. Algumas delas só se resolveram depois que D. Pedro II assumiu o poder.

A imperatriz Leopoldina foi esquecida pela história brasileira e lembrada somente como mulher de D. Pedro I.

Contudo, é importante lembrar que, ao vir para o Brasil, ela trouxe diversos cientistas e artistas.

Ela mesma colecionava rochas e plantas e tinha conhecimentos em taxidermia.

No processo de independência, quando D. Pedro I estava em São Paulo, a imperatriz Leopoldina liderou o Conselho de Estado que decidiu que era o momento do Brasil se separar de Portugal.

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que aparece na tela.

Bom estudo!