Para saber mais

https://exame.abril.com.br/carreira/qual-e-o-futuro-do-mercado-de-trabalho/

Roteiro do Vídeo

Você já ouviu falar no termo 4.0? Imagina que deva ter alguma relação com tecnologia e mundo digital, certo? E indústria 4.0? Já conhecia essa expressão? Te dou algumas dicas pra você ficar ligado ao longo do primeiro vídeo que vamos te mostrar nessa sequência: tem a ver com internet das coisas e computação em nuvem. A gente vai conhecer a Luíza, uma jovem aluna de um curso técnico de modelagem de vestuário do Senai, no Rio de Janeiro. E depois saber um pouco da história da Esther, da Escola Sesi de Maceió, onde eles realizam um projeto de órteses para animais. Quer saber mais sobre esse universo prá lá de contemporâneo e que está redefinindo as regras do jogo do mercado de trabalho?

E já que estamos no campo das tecnologias e do mercado de trabalho, o segundo vídeo traz uma conversa esclarecedora sobre como alunos da educação básica podem ser incentivados a pensar na vida profissional a partir do contato com a robótica em sala de aula.

Então procure tomar nota de todos os termos mais complicados que surgirem durante o programa e depois de assisti-os a gente volta a conversar e a se aprofundar nesse assunto, ok?

Vídeo 1: FUTURA PROFISSÃO (técnico em modelagem do vestuário e projeto ortofibra)

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 24’

http://www.futuraplay.org/video/tecnico-em-modelagem-do-vestuario-e-projeto-ortofibra/515057/

 

Vídeo 2: CONEXÃO (Robótica na vida da gente, vida profissional)

Parceiro realizador: Canal Futura

Duração: 09’44”

http://www.futuraplay.org/video/robotica-na-vida-da-gente/513301/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Essa atividade é para fazer com que você relacione suas áreas de interesse profissional com o que se imagina para elas no futuro. Quais as profissões que mais lhe interessam e chamam atenção no momento? Escreva um pouco sobre o que acha que caracteriza o dia a dia de um profissional dessas áreas e depois pesquise que mudanças, adaptações e inovações estão nesse momento sendo associadas a essas carreiras. Você acabou de ver o quanto uma designer de moda como a Luíza vai ter que aprender sobre impressoras 3D, modelagem industrial, programação específica de computadores e noções de fabricação têxtil. Além de ser boa no desenho, na imaginação e nas referências sobre moda, ela também terá que pensar em conceitos como sustentabilidade, durabilidade dos produtos, preço final e público-alvo.

Depois de fazer sua lista de carreiras de interesse e perceber como elas estão sendo impactadas pelo mercado de trabalho cada vez mais digital, tente imaginar que conhecimentos prévios você deve trabalhar desde já durante seus estudos pra se sentir mais preparado no futuro. E lembre-se que não só o conhecimento técnico será valorizado nas próximas décadas, mas também as atitudes, a capacidade de se trabalhar em equipe e o pensamento inovador. Muita coisa? Pois então, comece agora a pensar cada vez mais sobre o assunto e a se informar a respeito!