Nas últimas décadas, as redes sociais se tornaram cada vez mais importantes ao redor mundo, conectando pessoas através de mensagens, vídeos, fotos e muito mais.
E essa possibilidade de se aproximar de outros usuários em qualquer lugar e compartilhar acontecimentos na internet mudou completamente a comunicação e a passagem do tempo.
Isso impacta nossas vidas de várias formas – entre elas, modificando a nossa linguagem. Já pensou nisso? Sabe dar um exemplo desse impacto em sua linguagem? Bem, um exemplo comum são os emojis!. Afinal, quantas vezes, ao invés de escrever uma palavra ou uma frase completa sobre como está se sentindo, o que achou de alguma coisa ou, ainda, para responder a uma pergunta de seu interlocutor virtual, você opta por escolher e enviar uma ou várias carinhas?
Do mesmo modo, quantas vezes, seus amigos lhe enviaram emojis, figurinhas, memes para expressarem uma opinião sobre algo?
Está vendo como essa forma de compartilhamento muda a sua forma de se comunicar?
Agora você vai conhecer um pouco mais sobre como o crescimento das redes sociais está mudando a vida das pessoas na China e, em breve, no mundo. Não só em relação à linguagem, mas também em relação aos comportamentos das pessoas.
Tente prestar atenção na forma como as pessoas utilizam a internet: o que postam? Quais são seus objetivos? O que buscam ver online? Como elas se expressam?
Pronto para se conectar com esse assunto? Então, vamos lá!
Vídeo 1: Expresso Futuro | China: Redes Sociais, Influenciadores e a Vida Ao Vivo
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 27’56”
O vídeo do Expresso Futuro nos mostrou que as redes sociais estão se desenvolvendo cada vez mais com o avanço da tecnologia. Mas, além de uma ferramenta de comunicação, ela também pode ser utilizada para compartilhar opiniões, ideias, ou aprendizados – como no caso do professor de química apresentado, David G. Evans.
Porém, “lives” como as de David – científicas – têm um detalhe importante: elas exigem que o apresentador saiba diferenciar opiniões de fatos. Ou seja: para compartilhar uma experiência de química, você precisa tomar cuidado para apenas apresentar informações confirmadas, e não “achismos”.
Mas, afinal, como podemos saber exatamente o que é uma opinião e o que é um fato?
Confira a resposta no vídeo a seguir. Não deixe de anotar tudo o que aprendeu – isso será útil na atividade que iremos propor mais tarde!
Vídeo 2: Você sabe diferenciar fatos e opiniões?
Parceiro realizador: Khan Academy Brasil
Duração: 6:00
Agora que você conhece a diferença entre fatos e opiniões, e já viu exemplos de uso das novas redes sociais, que tal assistir a um exemplo verdadeiro de programa virtual sobre ciência, para inspiração? Aprenda agora como fazer sorvete rápido com o Ciência em Show!
Vídeo 3: Vamos fazer um sorvete rapidinho?
Parceiro realizador: Ciência em Show
Duração: 2’
Atividade sugerida para aprender sobre o tema
Quando nos comunicamos com outras pessoas, é sempre importante entendermos a mensagem que queremos passar. E ao compartilhar informações sobre um tema – que pode ser científico ou jornalístico, por exemplo -, isso envolve principalmente se ater aos fatos sobre o assunto. Nas redes sociais isso não é diferente.
Agora que você sabe mais sobre como compartilhar conteúdo online da forma correta é importante, e percebeu que a internet pode ser uma boa forma de atrair pessoas para a ciência, que tal fazer o seu próprio “experimento”?
Escolha algum tema científico que conhece e de que goste. Pense em algo para compartilhar sobre ele: pode ser uma experiência, descoberta, curiosidades… o que importa é conhecer os fatos. Por isso, será necessário pesquisar sobre e selecionar informações adequadas para compartilhar depois. Você pode fazer um pequeno roteiro com as informações que tiver e praticar. Depois, é só compartilhar isso com o mundo ao vivo, na sua própria “live”, ou em um vídeo gravado! Que tal? Pronto para se conectar?
Como saber se a atividade está correta?
Para ter certeza de que fez preparou um bom material científico para divulgar, é preciso que tenha considerado algumas coisas, como você pode observar no quadro que está vendo agora:
|