Habilidades BNCC

  • EM13CHS204
    Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

Para saber mais

Acesse estes links

  1. CAU/ BR. Plataforma ‘Atlas da Expansão Urbana’ mapeia o crescimento de cidades. Disponível em: <https://www.caubr.gov.br/plataforma-atlas-da-expansao-urbana-mapeia-o-crescimento-de-cidades/>. Acesso em: 30 abr 2020.
  2. MARCONDES, Dal. O Futuro das Cidades: Crescimento das periferias é excludente. Disponível em: <https://envolverde.cartacapital.com.br/o-futuro-das-cidades-crescimento-das-periferias-e-excludente/>. Acesso em: 30 abr 2020.
  3. ZOLNERKEVIC, Igor. As medidas do crescimento urbano. In.: Pesquisa FAPESP, 2015. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2015/11/17/as-medidas-do-crescimento-urbano/>. Acesso em: 30 abr 2020

Roteiro do Vídeo

Objetivo de aprendizagem

Discutir o processo e a lógica de crescimento das cidades e como a juventude contemporânea se relaciona com esses espaços.

Você já reparou como ao longo do tempo a região em que você mora foi mudando?

Talvez, novas casas foram construídas ou reformadas, ruas que eram de barro podem ter sido asfaltadas, lojas podem ter fechado e outras podem ter sido abertas.

Em todas as cidades, conseguimos observar forças de permanências e forças de transformação.

Na aula de hoje, iremos discutir essas mudanças a partir de duas cidades: Rio de Janeiro e Salvador.

Ao longo dos vídeos, não esqueça de tomar notas das falas dos especialistas e do ponto de vista dos jovens entrevistados.

Também fique atento aos exemplos de outras cidades como Londres e Seoul.

Vídeo 1: Crescimento das Cidades/ Conexão
Parceiro realizador:  Canal Futura
Duração: 25’00’’
http://www.futuraplay.org/video/crescimento-das-cidades/433738/

 

Vídeo 2: Cidade e a relação com a Juventude Negra e Indígena
Parceiro realizador:  Canal Futura
Duração: 10’00’’
http://www.futuraplay.org/video/cidade-e-a-relacao-com-a-juventude-negra-e-indigena/425356/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Na discussão com os especialistas, a cidade do Rio de Janeiro é utilizada como ilustração.

Cite e explique algumas modificações enumeradas ao longo dessa conversa.

Já no caso de Salvador, a cidade é apresentada sob o ponto de vista de três jovens.

Escolha um deles e conte sua História e a relação com a cidade.

E você?

Qual a sua relação com o bairro em que vive?

Conhece a História da região?

Já conversou com os mais velhos para saber como era o local em que você vive décadas atrás?

Como saber se a atividade está correta?

O Rio de Janeiro, como capital do Império e depois da República, passou por profundas transformações para representar os ideais do seu tempo.

Isabela Souza fala especificamente de uma região conhecida como “Recôncavo Carioca”.

Ela é composta por bairros periféricos que contavam com praias de areia.

Com o tempo, essas praias foram aterradas e o acesso à praia ficou difícil para os moradores dessas regiões.

No segundo vídeo, conhecemos um pouco mais a História de três jovens de Salvador.

Fanny de Oliveira mora no Paripe, é estudante de filosofia e procura registrar os contrastes que vive por meio da fotografia.

Awenã Torres é uma jovem liderança indígena e foi um dos organizadores de um movimento chamado de Força Indígena Jovem.

E Ana Paula Rosário é estudante de Ciências Sociais e cresceu em um abrigo no bairro da Mata Escura.

Ela chama atenção como os próprios moradores têm vergonha do bairro e desconhecem locais históricos da região.

O final da atividade te convida a pensar sobre a região que você habita. Espero que tenha feito uma grande reflexão!

Para saber mais, é só apontar a câmera do seu celular para o QR code que está na tela.

Bom estudo!