Objetivo de aprendizagem
Discutir o processo e a lógica de crescimento das cidades e como a juventude contemporânea se relaciona com esses espaços.
Você já reparou como ao longo do tempo a região em que você mora foi mudando?
Talvez, novas casas foram construídas ou reformadas, ruas que eram de barro podem ter sido asfaltadas, lojas podem ter fechado e outras podem ter sido abertas.
Em todas as cidades, conseguimos observar forças de permanências e forças de transformação.
Na aula de hoje, iremos discutir essas mudanças a partir de duas cidades: Rio de Janeiro e Salvador.
Ao longo dos vídeos, não esqueça de tomar notas das falas dos especialistas e do ponto de vista dos jovens entrevistados.
Também fique atento aos exemplos de outras cidades como Londres e Seoul.
Vídeo 1: Crescimento das Cidades/ Conexão
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 25’00’’
http://www.futuraplay.org/video/crescimento-das-cidades/433738/
Vídeo 2: Cidade e a relação com a Juventude Negra e Indígena
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 10’00’’
http://www.futuraplay.org/video/cidade-e-a-relacao-com-a-juventude-negra-e-indigena/425356/
Atividade sugerida para aprender sobre o tema
Na discussão com os especialistas, a cidade do Rio de Janeiro é utilizada como ilustração.
Cite e explique algumas modificações enumeradas ao longo dessa conversa.
Já no caso de Salvador, a cidade é apresentada sob o ponto de vista de três jovens.
Escolha um deles e conte sua História e a relação com a cidade.
E você?
Qual a sua relação com o bairro em que vive?
Conhece a História da região?
Já conversou com os mais velhos para saber como era o local em que você vive décadas atrás?
Como saber se a atividade está correta?
O Rio de Janeiro, como capital do Império e depois da República, passou por profundas transformações para representar os ideais do seu tempo.
Isabela Souza fala especificamente de uma região conhecida como “Recôncavo Carioca”.
Ela é composta por bairros periféricos que contavam com praias de areia.
Com o tempo, essas praias foram aterradas e o acesso à praia ficou difícil para os moradores dessas regiões.
No segundo vídeo, conhecemos um pouco mais a História de três jovens de Salvador.
Fanny de Oliveira mora no Paripe, é estudante de filosofia e procura registrar os contrastes que vive por meio da fotografia.
Awenã Torres é uma jovem liderança indígena e foi um dos organizadores de um movimento chamado de Força Indígena Jovem.
E Ana Paula Rosário é estudante de Ciências Sociais e cresceu em um abrigo no bairro da Mata Escura.
Ela chama atenção como os próprios moradores têm vergonha do bairro e desconhecem locais históricos da região.
O final da atividade te convida a pensar sobre a região que você habita. Espero que tenha feito uma grande reflexão!
Para saber mais, é só apontar a câmera do seu celular para o QR code que está na tela.
Bom estudo!