Habilidades BNCC

  • EF01LP26
    Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
  • EF12LP05
    Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Roteiro do Vídeo

Olá pessoal, tudo bem?

Como vocês têm passado esses dias em casa se protegendo contra o coronavírus?

Sabe uma coisa que eu tenho feito e que tem sido muito boa?

Escutar música!

Vocês gostam de escutar música?

Quais as músicas que mais gostam de escutar?

Em nosso encontro de hoje, vou convidar vocês para conhecermos músicas novas com o grupo Cria.

Esse grupo fez um show bastante diferente!

Eles cantaram músicas que tratam de personagens dos contos de fadas!

Peguem um papel e um lápis e escrevam o nome dos personagens que eles falam na música e que vocês não conhecem.

Assim, ao voltar à escola, vocês podem pedir para suas professoras contarem as histórias em que esses personagens aparecem!

Vamos lá?

Vídeo 1: Música Animada recebe o Grupo Cria

Parceiro realizador: TV Brasil

Duração: 4’35”

E então, gostaram dessa música?

Descobriram algum personagem novo com ela?

Antes de escutarmos a próxima canção, quero perguntar uma coisa para vocês!

Vocês também se incomodam com os barulhos que escutamos quando está silêncio?

Às vezes isso acontece comigo…

Uma coisa que eu queria compartilhar com vocês que achei muito legal é como eles representaram, por meio dos instrumentos, o barulhinho da água pingando.

Vocês já criaram alguma música inventando uma letra na qual contavam alguma coisa que só vocês sabiam?

Muitos compositores, aqueles que escrevem a letra da música, fazem isso!

Que tal vocês tentarem criar uma música?

Vocês podem convidar todos que moram com vocês para criar também!

E, para não esquecer a letra da música que você criou, escreva ela em uma folha de papel.

Agora, vamos escutar mais algumas músicas?

Vídeo 2: Música Animada recebe o Grupo Cria (4’35” a 17’50”)

Parceiro realizador: TV Brasil

Duração: 13’15”

Vocês já desejaram ser como um personagem?

Quando eu tinha a idade de vocês eu gostava de imaginar que eu era uma princesa, e a história de princesa que eu mais gostava era a da Branca de Neve.

Vocês conhecem essa história?

A história da Branca de neve é um conto de fadas que teve sua origem na tradição oral alemã. Ou seja, ela era contada pelos povos da Alemanha e não estava escrita em livros.

Mas, por volta do ano de 1822, os Irmãos Grimm publicaram essa história em um livro.

Essa história fez muito sucesso e se tornou muito conhecida.

E mais de 100 anos depois, ela virou um filme da Walt Disney.

Entre a versão do livro e a do filme há algumas diferenças.

No final do filme, a Branca de Neve é salva do feitiço da bruxa má por um príncipe.

E eles vivem felizes para sempre.

Já no livro, ela é salva por seus amigos anões.

A maça envenenada fica presa em sua garganta e, por causa de um tropeço dos anões, a Branca de Neve se movimenta e consegue desengasgar.

E vocês, qual das duas versões vocês gostariam de conhecer?

Bom, vamos seguir escutando um pouco mais das músicas do Grupo Cria?

Vídeo 3: Música Animada recebe o Grupo Cria (17’50” a 27’22”)

Parceiro realizador: TV Brasil

Duração: 9’32”

Muito legal esse Grupo, não é mesmo?

Vocês já pensaram que temos muitas histórias para contar?

Já tiveram vontade de contar algo que aconteceu com vocês para os amigos?

Pois é!

Esse é um desejo de ter uma história para contar.

E histórias para recordar?

Vocês têm histórias que sentem vontade de ouvir várias vezes?

Quando vocês voltarem à escola, quais histórias gostariam de contar para seus amigos e sua professora?

E quais momentos que viveram nesse período vocês gostariam de recordar?

Pois é, as músicas e as histórias são linguagens que usamos para nos expressar e aprender sobre a vida, as pessoas e também sobre o mundo!

Nosso encontro está chegando ao fim, mas se quiser continuar aprendendo, é só pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela!

Por hoje é só pessoal. Até a próxima!