Habilidades BNCC

  • EF06MA25
    Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • EF06MA26
    Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Roteiro do Vídeo

Os ângulos estão presentes em vários momentos das nossas vidas.

No futebol, quando ouvimos que o chute atingiu o ângulo do gol;

No skate, quando dizemos que o skatista girou 360 graus;

Ou até mesmo quando dizemos coisas como “incline um pouco mais para a direita” ou quando mexemos o celular na hora de tirar uma selfie.

A aula de hoje vai abordar o conceito de ângulos na matemática.

Pegue seu material para realizar anotações e fique atento aos conceitos mostrados nos vídeos.

Boa aula!

Vídeo 1: O que é ângulo? – Matemática – Ens. Fund. – Telecurso

Parceiro realizador: Fundação Roberto Marinho

Duração: 13’12’’

 

Vídeo 2: Um pouco mais sobre ângulo – Matemática – Ens. Fund. – Telecurso

Parceiro realizador:  Fundação Roberto Marinho

Duração: 12’48’’

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Considerando tudo o que aprenderam, a atividade de hoje consiste em duas etapas.

Primeiro você deve identificar como os ângulos estão presentes no local em que você vive.

Olhe ao seu redor e perceba onde estão os ângulos que foram estudados e como eles foram utilizados para construir objetos.

Por exemplo, nos vídeos vimos que eles estão na abertura da tesoura, na abertura do leque e na régua utilizada pelo engenheiro.

Anote em seu caderno três locais onde é possível reconhecer ângulos agudos, retos, obtusos e rasos.

 

A segunda etapa é usar sua criatividade para construir um objeto que utilize uma abertura que varie entre 0 e 180 graus.

Esse objeto pode ter a finalidade que você desejar.

Boa atividade!

Como saber se a atividade está correta?

Existem vários locais que podem ter a presença de ângulos.

No encontro entre duas paredes, possivelmente esse ângulo será reto.

No rodapé de algum cômodo em sua casa, e esse ângulo será raso;

Já ao abrir uma porta de armário, você poderá criar ângulos agudos, obtusos e retos.

 

A segunda parte da atividade não possui uma única resposta certa.

Existem várias possibilidades! A ideia é usar a criatividade!

 

Para saber mais, é só apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

 

Bons estudos!