Habilidades BNCC

  • EF06GE11
    Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Para saber mais

  1. BRUMATTI, Gabriela. Dia da Caatinga: artista plástico faz fotos, pinturas e esculturas para conservar o bioma. In. Globo.com, 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/04/28/dia-da-caatinga-artista-plastico-faz-fotos-pinturas-e-esculturas-para-conservar-o-bioma.ghtml>. Acesso em: 26 de mai 2020.
  2. CORRÊA, Fernando. 4 cooperativas da Bahia geram renda para mulheres que conservam e restauram a Caatinga. In. WRI Brasil. Disponível em: <https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/10/quatro-cooperativas-da-bahia-geram-renda-para-quem-conserva-e-restaura-caatinga>. Acesso em: 26 de mai 2020.
  3. FERREIRA, Ana Lúcia. Agricultura orgânica cresce com adoção de resultados de pesquisa. In. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-noticias/-/noticia/1884777/agricultura-organica-cresce-com-adocao-de-resultados-de-pesquisa>. Acesso em: 26 de mai 2020.
  4. PIMENTEL, Alex. Artistas têm a Caatinga verde como fonte de inspiração. In. Diário do Nordeste, 2018. Disponível em: <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/artistas-tem-a-caatinga-verde-como-fonte-de-inspiracao-1.1940871>. Acesso em: 26 de mai 2020.

Roteiro do Vídeo

Muitas vezes, quando pensamos na caatinga, logo relacionamos com a seca e com problemas como fome e pobreza.

Contudo, os moradores dessa região buscam diferentes formas de interagir com a natureza e garantir o seu sustento e de sua família.

Também não podemos esquecer como a associação com familiares, vizinhos e conhecidos pode produzir movimento potentes.

Vocês vão ver um belo exemplo de como a arte pode unir a comunidade e utilizar o ambiente em que está inserida como inspiração e cenário.

Preste atenção na natureza que é apresentada e como cada um dos entrevistados se relaciona com o seu entorno.

Não esqueça de tomar notas!

Vídeo 1: Cooperar é viver

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 11’42’’

http://www.futuraplay.org/video/cooperar-e-viver/420523/

 

Vídeo 2: Frutas – Claudino Avelino da Costa, Rio de Janeiro/RJ

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 02’00’’

http://www.futuraplay.org/video/frutas-claudino-avelino-da-costa-rio-de-janeirorj/72834/

 

Vídeo 3: Artistas da Caatinga

Parceiro realizador:  Canal Futura

Duração: 12’54’’

http://www.futuraplay.org/video/artistas-da-caatinga/420520/

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

No primeiro vídeo, a gestora ambiental Gizeli Maria de Oliveira Santos afirma que:

“todo o produto agroecológico é orgânico, mas nem todo produto orgânico é agroecológico”.

 

Já no segundo, Claudino Avelino da Costa diz que nem sabia que plantava orgânico.

Explique a afirmação de Gizeli a partir dos conceitos de alimento orgânico e alimento agroecológico.

Depois, relacione a arte, a sociedade e o ambiente apresentado no último vídeo.

Como saber se a atividade está correta?

Gizeli afirma que o foco do orgânico é na produção.

Um método de plantação que não utiliza agrotóxicos e procura fazer a fertilização do solo e o controle de pragas por meio de técnicas naturais.

Já a agroecologia se preocupa com todo o processo, envolvendo o solo, os animais da região e a família produtora.

Nos dois primeiros vídeos, os entrevistados reforçam o quanto é importante para eles fazer parte de uma associação que ajuda na produção, comercialização e valorização do seu produto.

O último vídeo retrata a encenação da “Paixão de Cristo”.

A partir do movimento de alguns jovens, toda a comunidade foi envolvida.

A preparação dura quase seis meses inteiros e o palco é montado dentro da caatinga.

Os responsáveis pela montagem da peça buscam a integração entre homem e natureza.

Para saber mais, é só apontar a câmera do seu celular para o QR code que está na tela.

Bons estudos!