Habilidades BNCC

  • CG6
    Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Roteiro do Vídeo

Objetivo de aprendizagem

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Você já ouviu falar na indústria criativa?

Então, tem a ver com o setor da economia que utiliza a criatividade das pessoas como matéria-prima para produzir bens e oferecer serviços.

Os vídeos que você verá hoje são produções dessa tal indústria criativa, que move profissionais nas áreas de texto, pesquisa, captação e edição de imagem, marketing, parcerias entre empresas e muito mais.

É uma cadeia produtiva enorme e que emprega muita gente.

O primeiro vídeo vai contar sobre o trabalho do futuro e trazer informações sobre formas de remuneração nas tais indústrias criativas.

No segundo vídeo, você vai perceber que a ciência, quando aliada à tecnologia, pode ajudar a deixar nosso dia a dia mais simples, mais eficiente, e com menos impacto no meio ambiente.

Usando a criatividade, uma equipe da Universidade Federal da Bahia desenvolveu uma ferramenta de recolhimento de plásticos dos oceanos que fica presa às embarcações.

Vamos conferir!

Vídeo 1: Expresso Futuro (O Futuro do Trabalho)
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 26’
http://www.futuraplay.org/video/o-futuro-do-trabalho/369846/

Depois de ver todos esses vídeos, a atividade que vou propor tem a ver com um mapa. Um mapa que diz respeito a você.

Que tal fazer uma lista das suas principais características de personalidade?

É mais falante ou mais reservado?

Gosta de estar entre pessoas ou prefere atividades sem muita interação?

É ligado em tecnologia ou está mais para curtir a natureza?

É organizado ou tem um jeito meio bagunceiro de levar a vida?

Depois de fazer essa listinha, pense nas áreas do conhecimento onde você é muito bom.

Será que tem a ver com escrever?

Ou você gosta mesmo de descobrir o funcionamento das coisas?

É bom de números e finanças?

Depois compare as duas listas. O que te parece?

Que carreira teria tudo a ver com quem você é?

Te ocorreu alguma? Em caso negativo, mostre essa lista para alguém que você admire profissionalmente e pergunte que dica essa pessoa te daria em termos de futuro profissional!

Vídeo 2: Conexão – Estudantes da Bahia vencem torneio mundial da NASA
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 9’
http://www.futuraplay.org/video/estudantes-da-bahia-vencem-torneio-mundial-da-nasa/515209/

O terceiro ano do ensino médio é uma época de muita pressão pra definir os rumos após o término dos estudos.

Mil ideias na cabeça, medo do futuro… Acertei?

Fazer essas listas é uma ótima oportunidade para pensar um pouco mais sobre você.

Isso vai te ajudar muito a fazer boas escolhas e aproveitar seus talentos e seu conhecimento pra encontrar uma atividade profissional que te traga muita satisfação.

Pode parecer difícil nesse momento, mas com uma boa pesquisa e conversando com gente bacana e bem informada, você vai encontrar um rumo.

Se é que já não conseguiu!

Se quiser saber mais sobre o assunto, basta apontar a câmera do seu celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!