Habilidades BNCC

  • EI03EO02
    Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • EI03ET02
    Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
  • EI03ET05
    Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
  • EI03ET07
    Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Roteiro do Vídeo

Olá crianças!

Outro dia, observando a rua da minha casa pela janela, me deparei com uma lona de circo montada!

Fiquei com tanta vontade de ir até lá e ver um espetáculo!

Mas estava vazio, é claro, afinal ainda não podemos ir a lugares públicos!

Vocês já foram ao circo?

Já passou um circo pela cidade de vocês?

Sabiam que os circos vão passando de cidade em cidade e ficam um tempo em cada uma para os artistas se apresentarem?

Eu gosto muito de ir ao circo, e fiquei pensando quando poderei ir em um de novo…

Acho que só quando a gente puder sair de casa para passear, né?!

Fiquei aqui me lembrando dos artistas que tem no circo: palhaço, malabarista, equilibrista, trapezista e o mágico, o meu artista preferido!

Vocês também gostam de mágica?

Sabem fazer alguma mágica?

Tem que ser muito bom para o público não descobrir o truque, hein?!

Para matar minha saudade de circo, encontrei um episódio da turma do Vila Sésamo que tem muitas brincadeiras com mágica!

Olha só!

 

Vídeo 1: A magia está no ar! (até 7:14)

Parceiro: Vila Sésamo

Duração: 7’14”

Assistindo esse vídeo, fiquei pensando que a mágica e a matemática têm muitas coisas em comum!

Assim como na matemática, um bom truque de mágica deve ser muito bem planejado e calculado para dar certo.

Alguns enigmas que mágicos e feiticeiros desvendam, muitas vezes, envolvem o raciocínio lógico matemático.

Vocês já tinham pensado sobre isso?

 Se vocês tivessem que resolver um problema de matemática, que mágica fariam?

Você tem sete chapéus e nove amigos que querem usar chapéu.

Quantas crianças vão ficar sem chapéu? 

Descobriram?

Na mágica-matemática que eu fiz aqui na minha cabeça, duas crianças ficariam sem chapéu.

(APRESENTADORA FAZ ESSA CONTA COM OS DEDOS)

E vocês, chegaram ao mesmo resultado que eu?

Muito bem!

Hora de voltar para o vídeo!

 

Vídeo 2: A magia está no ar! (7’14” a 16’32”)

Parceiro: Vila Sésamo

Duração: 9’18”

E aí, conseguiram descobrir os enigmas do Come Come?

Então, agora, eu vou passar um enigma para vocês resolverem aí em casa…

Se precisarem, peçam a ajuda de um adulto.

Vocês vão pesquisar coisas que tenham em casa e que estejam sempre em pares, ou seja, que estão sempre em dois.

Por exemplo, os sapatos, a xícara e o pires, as meias…

Lembram de mais algum par?

Você notou que os pares podem ser iguais ou diferentes?

No caso dos sapatos, são iguais.

A xícara e o pires são diferentes.

O Elmo, da turma do Vila Sésamo, se transformou na Fera do Conserto e começou a ajudar as pessoas a consertarem tudo que quebrava.

No meio de tantos objetos quebrados, ele percebeu que tudo estava se quebrando ao meio.

Um único objeto virava duas partes iguais, formando um par.

Vamos assistir como a Fera do Conserto se saiu dessa enrascada?

 

Vídeo 3: A magia está no ar! (16’32” a 23’58”)

Parceiro: Vila Sésamo

Duração: 7’26”

Nossa, hoje falamos sobre muitos assuntos diferentes!

Mágicos, enigmas, matemática, pares, metade, chapéus…

Falando em chapéus, você viu quantos chapéus diferentes o vendedor tinha para vender?

Eu fiquei pensando quantos chapéus eu precisaria para entregar um para cada pessoa da minha família.

E na sua família, quantos chapéus seriam necessários?

Bom, por hoje é só pessoal!

Mas, se quiserem continuar aprendendo, é só pedir ajuda a um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!