Habilidades BNCC

  • EF04MA09
    Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
  • EF05MA03
    Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Para saber mais

Quiz TV Escola – Fração

Roteiro do Vídeo

Oi, galera! Tudo bem com vocês?

Quando eu era criança, na minha família, tinha que ser tudo bem dividido, em partes iguaizinhas.

Doces, mesadas e tudo mais, senão era encrenca na certa!

E isso me faz lembrar do nosso tema de hoje: a fração.

Você sabe o que é uma fração?

Fração é a representação de uma divisão em partes iguais, ou seja, é a representação de uma parte de algo inteiro.

Você deve estar pensando: Que “inteiro”?

Inteiro é o todo, o que vai ser dividido.

Pensem em uma maçã inteirinha ainda, sem ser partida.

Nesse caso, ela é o inteiro. O total que pode ser dividido em partes.

Vamos ver nos próximos vídeo o que são frações, para que elas servem, onde encontramos frações em nosso dia a dia e como é sua representação escrita em números!

E no final do segundo vídeo temos o desafio!

Peguem papel, lápis e se preparem!

Vídeo 1: Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano – O que é fração?
Parceiro realizador:  MultiRio
Duração: 8 min 47 seg
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15207-o-que-%C3%A9-fra%C3%A7%C3%A3o

 

Vídeo 2: Introdução às frações
Parceiro realizador:  Khan Academy
Duração: 4 min 16 seg
https://pt.khanacademy.org/math/brazil-math-grades/pt-4-ano/numeros-fracoes-4ano/introducoes-a-fracoes/v/fraction-basics

Viu só como as frações fazem parte do nosso dia a dia!

Entendeu como fazer sua representação em números?

O traço representa a divisão, o número de baixo é chamado de…?

Isso mesmo, denominador! Ele representa quantas partes foi dividido o inteiro.

O número de cima se chama numerador, mas você se lembra o que ele representa?

Representa a quantidade de partes iguais que foi dividido o inteiro e quais partes foram consideradas, as que foram usadas, ou comidas.

Vimos também que as frações também são utilizadas para representar porcentagens e números decimais.

E o desafio? Conseguiram resolver?

O mais importante é entender que na divisão do todo, as partes devem ser iguais.

Bom, mas vamos ao próximo vídeo, onde veremos um problema envolvendo frações.

A pergunta do problema é: “Qual a fração do prato da Carla que contém brócolis?”

Vídeo3: Problema de identificação de frações unitárias
Parceiro realizador:  Khan Academy
Duração: 1 min 43  seg
https://pt.khanacademy.org/math/brazil-math-grades/pt-4-ano/numeros-fracoes-4ano/introducoes-a-fracoes/v/identifying-unit-fractions-word-problem-math-3rd-grade-khan-academy

Agora é com vocês!

Pensem em seus pratos.

Se dividir a comida em três partes iguais, qual a parte que o arroz ocuparia? Uma parte, duas?

Se for uma parte, será representada com a mesma fração que representou o brócolis no prato da Carla.

Na fração, na parte de baixo, vai o número 3, que representa em quantas partes foi dividida a comida e na parte de cima o número 1, que representa a parte ocupada pelo arroz, que lemos “um terço”.

Agora, mais um vídeo bem curtinho que vai mostrar como reconhecer frações maiores que um inteiro. Preste atenção nas partes azuis das figuras, onde foram pintadas 5 partes de 3!

Conseguiram entender?

As vezes achamos difícil de entender a matemática, mas não é não!

Para finalizar, vamos voltar um pouco no denominador e numerador.

Como vimos, denominador é o número de baixo na fração, que indica em quantas parte iguais foi dividido o inteiro, chamado também de total ou todo.

E o número de cima é o numerador, que indica quantas partes foram utilizadas, ou comidas no nosso caso, como no exemplo das tortas que vocês vão ver agora no vídeo.

Depois, para dar aquela descansada, veremos uma história com um personagem do folclore brasileiro que apronta muito!

O nome dele é Pedro Malasartes!

Vídeo 5: Identificação de numeradores e denominadores
Parceiro realizador:  Khan Academy
Duração: 2 min 50 seg
https://pt.khanacademy.org/math/brazil-math-grades/pt-5-ano/numeros-fracoes-5ano/o-que-significa-fracao/v/numerator-and-denominator-of-a-fraction

 

Vídeo 6: Causos de Pedro Malasartes – A panela mágica
Parceiro realizador:  Sala de Leitura SME Carioca
Duração: De 0′ até 5’13 (não será o vídeo inteiro)

Ah, como foi bom estar com vocês hoje!

Antes de terminarmos, vou deixar mais alguns desafios que envolvem frações!

Vocês podem:

Fazer um levantamento, em uma lista escrita, de onde encontramos frações em nosso dia a dia.

E desenhar 3 figuras em uma folha, para representar algumas frações.

Depois é só dividi-las em partes iguais e escolher quais pintar. Aí você escreve, ao lado das figuras, as frações em números!

E se quiserem saber mais, é só pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima Galera!