Habilidades BNCC

  • EF05LP10
    Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF05LP11
    Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF15LP01
    Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP14
    Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF15LP15
    Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Para saber mais

Acesse estes links:

  1. As histórias em quadrinhos no Brasil: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/cultura-e-lazer/gibitecas-historia-das-hqs.php
  2. Quadrinhos – Guia prático: http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_1233.pdf
Observação: todo o conteúdo da Khan Academy está disponível gratuitamente em www.khanacademy.org

Roteiro do Vídeo

Olá pessoal!

Hoje nosso encontro vai ser bem bacana!

Vamos nos divertir, rir e aprender muito.

É isso mesmo, hoje vamos falar de humor, ironia e HQ .

Tá na dúvida?

No vídeo com a professora Luciane, vocês vão entender tudo direitinho. Vamos assistir?

Vídeo 1: Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano – Nas entrelinhas: humor e ironia
Parceiro realizador:  MultiRio
Duração: 7 min 15 seg
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15206-nas-entrelinhas-humor-e-ironia

E aí, gostaram do vídeo?

Muito do humor está na forma como dizemos e escrevemos um texto, como, por exemplo, os trocadilhos.

Me diz aí, o que acontece com os leões quando acabam as férias? Você sabe?

Voltam as jaulas!

Entendeu? Jaulas, aulas.

Palavras com sons parecidos, mas com significados diferentes!

Essa é uma das formas de se compor um trocadilho!

Não achou graça? Eu ri demais!

Ironia é a crítica meio disfarçada, quando dizemos uma coisa, mas que na verdade queremos dizer outra.

Mas agora, vamos conhecer outros textos de humor!

Vamos fazer um quiz, um jogo de perguntas, sobre o que aprendemos hoje?

 

PERGUNTA 1: Recurso usado nas Tirinhas e HQs para representar os sons nos quadrinhos?

RESPOSTA:  Onomatopeias! lembrou do “Cabrum”?

 

PERGUNTA 2: Qual elemento que une todos os componentes que formam uma tirinha?

Vou dar uma dica! Está presente em todos os textos que vimos até agora.

RESPOSTA:  Isso mesmo, o Humor, que nos diverte ao ler esses textos!

 

E que tal falarmos de piadas e anedotas? Gostaram né?

Conhece alguma piada ou anedota?

Piadas e anedotas são a mesma coisa?

Vamos assistir a dois vídeos sobre isso!

Vídeo 3: O que são anedotas e piadas?
Parceiro realizador:  Khan Academy
Duração: 6 min 54 seg
https://pt.khanacademy.org/humanities/lp-5-ano/x74ff86116a8ca3f5:lp-5ano-vida-cotidiana/x74ff86116a8ca3f5:lp-5ano-textos-do-dia-a-dia/v/lp-5ano-video-anedotas-e-piadas

 

Vídeo 4: Contando piadas
Parceiro realizador:  Vila Sésamo
Duração: 31 seg

E aí, quais são as características de uma anedota?

Vamos lá, que eu ajudo!

Anedota são pequenas histórias, onde o humor aparece no final do texto, sempre em uma situação com duplo sentido, que causa um mal entendido.

E o que a piada tem de diferente da anedota?

Isso mesmo, o tamanho!

A piada é mais curta e direta, geralmente não conta uma história, não costuma ser de duplo sentido, e apresenta um final surpreendente!

Mas o que elas têm em comum?  São feitas para provocar o riso!

A função de ambas é divertir.

E que tal vocês criarem as suas piadas?

Vocês podem combinar com o pessoal que mora na sua casa e fazer um concurso de piadas!

E agora que já pensamos em muitos textos, que tal criamos uns movimentos com o corpo?

Vamos fazer uns exercícios engraçados com o Come Come e um jogo corporal musical com os Barbatuques?

Vídeo 5: Vamos Brincar I Come come e o exercício de biscoitos
Parceiro realizador:  Vila Sésamo
Duração: 1 minutos e 57 seg

 

Vídeo 6: Jogo do Tum Pá – faixa “Hit Percussivo”
Parceiro realizador:  Barbatuques
Duração: 2min 28

Conseguiram? Tenho certeza que sim!

Antes de ir, tenho um desafio para você fazer em casa:

Criar uma tirinha usando os recursos como balões e onomatopeias, combinando texto e imagem para criar uma situação de humor.

Você pode criar seus próprios personagens ou usar seus personagens preferidos de histórias já conhecidas.

Desenhe três quadros no papel e capriche no desenho!

Para inspirar, mais um trocadilho!

Sabe por que o professor usava óculos escuros em sala de aula?

Porque seus alunos eram brilhantes!

Se quiser saber mais, é só pedir ajuda a um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima, “alunos” brilhantes!