Habilidades BNCC

  • EF01GE01
    Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
  • EF01GE03
    Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
  • EF01GE09
    Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
  • EF02GE08
    Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
  • EF02GE09
    Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
  • EF02GE10
    Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Roteiro do Vídeo

Olá turminha. Tudo bem com vocês?

Como vocês estão nesse período que não podemos sair de casa por conta do coronavírus?

As vezes dá uma vontade de sair correndo para a escola, não é mesmo?

Ainda não podemos fazer isso, mas tenho uma boa notícia!

É possível sair do lugar sem sair de verdade. Sabe como?

Lembrando dos lugares e imaginando que estamos lá, vivendo grandes aventuras!

Pense por alguns instantes.

Além da escola, que outros lugares você gosta de ir?

A praça perto da sua casa?

A padaria que tem doces deliciosos? Uhmmm ai que fome!

Agora, imagine que um brinquedo que você gosta muito criou vida.

Que lugares você mostraria para ele primeiro?

Enquanto imaginam, que tal ver o que aconteceu com a boneca Bia, da turma do quarto de brinquedo?

Ela foi visitar a escola da sua “dona”! Vamos ver?

Vídeo 1:  Vídeos Irados – Quarto de Brinquedo – O meu, o seu, o nosso espaço
Parceiro realizador:  MultiRio
Duração: 12 min 37
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/3a5/videos-irados/10446-o-meu,-o-seu,-o-nosso-espa%C3%A7o-2

E aí, como foi para a Bia esse passeio pela escola da sua dona?

Em seu passeio, a Bia conheceu a rua.

Um espaço de todos, com praças e com muitos carros…

O quadro mágico ajudou a Bia a saber o caminho que ela estava fazendo e se faltava muito para chegar na escola, não é mesmo?

Mas vocês lembram como ele ajudou? Com um mapa!

Quem aqui conhece um mapa?

Já viram ou desenharam um mapa?

Já usaram um mapa para se localizar?

Se vocês fossem desenhar um mapa do caminho de casa até a escola, o que colocariam nele?  Ruas, padaria, posto de gasolina, ponto de ônibus, praças?

Que tal aprender mais sobre mapas?

Agora vamos ver como a Luisa ensinou o que é um mapa para o seu irmão Bruno.

Eles fizeram um passeio no jardim botânico e, com a ajuda do mapa do local, conseguiram chegar no parquinho.

Olha só!

Vídeo 2:  Vídeos Irados – Vídeos Irados – Adoro Problemas – A planta do jardim
Parceiro realizador:  MultiRio
Duração: 11min 28
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/6a8/videos-irados/11163-a-planta-do-jardim-2

E então, o que descobrimos?

Um mapa é um desenho de um local visto de cima.

Ele representa tudo o que tem no local para ajudar as pessoas a se localizarem.

Agora que já sabemos fazer um mapa, que tal fazer um mapa da sua casa?

Imagine que você é uma mosquinha e está olhando sua casa de cima.

Onde fica o banheiro, a cozinha, o quarto?

Depois, você pode ilustrar esse mapa colocando cores diferentes para cada espaço.

E que tal guardar esse mapa para mostrar aos seus colegas de escola quando as aulas voltarem?

Hoje nosso dia foi cheio de aprendizagens, não é mesmo?

Vamos terminar com uma música bem animada com a turma do Barbatuques?

Eles usam seus corpos como instrumentos musicais!

Será que conseguimos fazer igual?

Vídeo 3: Peixinhos do Mar – Barbatuques | Tum Pá
Parceiro: Barbatuques
Duração: – 3 min 20

Muito divertido né? Eu adorei.

Vocês conseguiram fazer som com os seus corpos?

Bom, por hoje é só pessoal.

Mas se vocês quiserem aprender mais, é só pedir a ajuda de um adulto e apontar a câmera do celular para o QR code que está aqui na tela.

Até outro dia!