Habilidades BNCC

  • EF07MA31
    Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • EF07MA32
    Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
Roteiro do Vídeo

Objetivo de aprendizagem

Calcular áreas e perímetros de figuras geométricas planas.

Os conceitos de área e de perímetro estão bastante presentes em nosso cotidiano.

Usamos tais conceitos para calcular várias coisas: quantas pessoas estavam presentes em um evento, o valor que será gasto para colocar piso em uma casa ou quantos metros de cerca são necessários para cercar um terreno.

A aula de hoje abordará esses conceitos em três vídeos.

O primeiro mostrará como um terreno pode ser dividido entre algumas pessoas, fornecendo uma ideia simples e intuitiva para isso.

Ele também falará rapidamente de volume, um outro conceito relacionado com áreas.

O segundo abordará as expressões matemáticas usadas para calcular a área de algumas figuras planas, como o quadrado, o retângulo e o triângulo.

Já o terceiro abordará uma situação-problema, mostrando como o conceito de área pode ajudar a estimar o número de pessoas presentes em um evento ou manifestação.

Ao final dos vídeos será proposta uma atividade que envolverá o cálculo de áreas.

Portanto, pegue seu material para realizar anotações.

Boa aula!

Vídeo 1: 14 – As coisas têm área, volume e forma – Matemática – Ens. Fund. – Telecurso
Parceiro realizador: Fundação Roberto Marinho
Duração: 15’11’’

Vídeo 2: Cálculo de Áreas – Matemática – 6º ano – Ensino Fundamental
Parceiro realizador: Futura
Duração: 10’47’’
https://www.youtube.com/watch?v=APFFAWEYAIs&list=PLNM2T4DNzmq6GSTPn_1Y6dSLKw2RmccgL&index=45&t=0s

Vídeo 3: A velha história das multidões
Parceiro realizador: M3
Duração: 10’11’’
https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1189

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Foi mostrado como calcular a área de uma figura plana por meio da divisão entre partes menores e também as expressões para se calcular a área de quadrados, retângulos, triângulos e outras figuras.

 

A atividade de hoje consiste em descobrir a área dos cômodos de sua residência.

Para isso, você usará uma folha quadriculada, lápis, borracha e régua.

Se não tiver a folha quadriculada, é só pegar uma folha em branco e dividir em quadrados de 1 cm de largura por 1 cm de comprimento, fazendo pequenos quadrados nela por completo.

 

O primeiro passo é representar o local em que você vive no papel.

Tente ser fiel à realidade, diferenciando locais maiores de menores na malha quadriculada.

 

Com o auxílio de algum instrumento de medida, tire a medida dos lados de todos os cômodos do local em que você vive e anote ao lado das representações que você fez em seu papel quadriculado.

 

Após desenhar, calcule a área de cada espaço representado e a área total de todos os espaços presentes em seu desenho.

Anote os cálculos e o procedimento em seu caderno.

Vale lembrar que para se calcular a área de um quadrado ou de um retângulo, basta multiplicar o valor do comprimento de sua base pelo valor do comprimento de sua altura.

Já para se calcular a área de um triângulo, basta realizar a multiplicação do valor do comprimento de sua base pela medida do comprimento de sua altura e dividir o resultado por dois.

Posteriormente, pergunte para alguém que vive com você se esses cálculos podem estar corretos.

Boa atividade!

Como saber se a atividade está correta?

A representação do local em que você vive deve ser feita com atenção, para que seja o mais próximo da realidade possível.

Além disso, você deve ter certeza ao medir os lados de cada cômodo representado, para que a área de cada um deles seja calculada corretamente.

Após calcular todas as áreas, basta somá-las para obter o valor total da área do local que você vive.

Espero que tenha acertado todos os cálculos!

Para saber mais sobre esse assunto, basta apontar a câmera do seu celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!