Habilidades BNCC

  • EF69LP07
    Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
  • EF69LP46
    Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, entre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.
Roteiro do Vídeo

Hoje tem palhaçada? Tem sim, senhor!!

Hoje, a nossa aula vai ser muito artística e musical!

E vamos começar falando de palhaçada!

Você vai saber sobre a arte da palhaçaria e tudo o que envolve a formação do profissional palhaço.

Profissional palhaço?

Sim, para ser um bom palhaço, tem que estudar, ler e conhecer muitas coisas.

Além de ensaiar; testar e criar seu espetáculo.

Por falar nisso, você já foi a um circo?

Você sabe qual a função da arte do circo?

E a função do palhaço no picadeiro?

Além disso tudo, você também vai conhecer a arte da pintura; passar pela arte dos cartazes, dos quadrinhos e muito mais.

Ah, já pegou o caderno e a caneta?

Anota tudo aí para poder fazer a atividade mais tarde!

Vídeo 1: Vídeos Irados – Arte, Artistas e Arteiros/ Pensar para brincar

Parceiro realizador:  Multirio

Duração: 25’20”

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/12a15/videos-irados/11212-pensar-para-brincar-2

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Que a arte serve como expressão das experiências humanas, ninguém duvida.

Você se lembra do mímico, no início do vídeo?

O que ele disse para o casal, sem usar nenhuma palavra?

Como ele transmitiu sua mensagem?

Se você respondeu que ele usou o corpo, os gestos e as expressões faciais, acertou!!

Mas, você sabe a origem dessa brincadeira?

Onde ela foi criada ou por quem?

E o jogo do palhaço?

Lembra que se trata sempre de um convite à brincadeira?

O que mais aprendeu sobre a arte da palhaçaria?

Que tal compartilhar tudo o que aprendeu com mais pessoas?

A proposta de hoje é que vocês façam uma pesquisa.

Primeiro, selecionem informações sobre a arte da palhaçaria e da mímica, ou de qualquer outra manifestação artística que tenha chamado sua atenção no vídeo.

Depois, vocês podem criar uma apresentação de mímica ou palhaçada para as pessoas do local onde moram, ou, quando for possível, para os vizinhos e colegas de escola.

E, para divulgar essa apresentação, nada melhor do que produzir alguns cartazes, não é mesmo?

E o que colocar nesses cartazes?

Ilustrações de circo, palhaços e mímicos, não podem faltar!

Mas, será necessário que vocês também escrevam pequenos textos que informem do que se trata a apresentação.

Ah, no cartaz, vocês também precisam indicar o dia, horário e local da apresentação, claro!

Como saber se a atividade está correta?

Para desenvolver a atividade, você vai precisar dividi-la em partes:

1ª) Pesquisar sobre a arte circense, buscando informações sobre a história da mímica e do circo e sobre mímicos e palhaços famosos, por exemplo.

Ao final da pesquisa, é preciso selecionar o que será usado para preparar sua apresentação e produzir os cartazes.

2a) Produção dos cartazes – Algumas informações sobre a arte circense e a mímica podem ser utilizadas na produção dos cartazes.

É importante que, nesses cartazes:

  • Você utilize a linguagem verbal, com palavras, e não verbal, com ilustrações e fotos.
  • os textos sejam curtos e claros.
  • E que ele fique esteticamente bonito e harmonioso!

3a) Revisão dos textos. Não fica nada bem ter problema com a ortografia ou com a pontuação, não é mesmo?

4a) Distribuir os cartazes em lugares estratégicos, para que o seu público-alvo possa vê-lo.

5a) Ensaiar todas as cenas do espetáculo, que pode ser só com mímicas ou ainda ter mímica e palhaçaria.

6a) Fazer, finalmente, a apresentação e esperar os aplausos!!

Para saber mais, basta apontar a câmera do celular para o QR code que está na tela.

Até a próxima!