Habilidades BNCC

  • EF07CI02
    Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
  • EF07CI03
    Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Roteiro do Vídeo

Hoje, vamos entrar em contato com conceitos como o calor.

Vamos descobrir como ele pode ser aplicado em situações do nosso dia a dia, seja em fenômenos naturais, em alguns aparelhos de nossas casas, principalmente na cozinha, e até nos veículos de transporte, como os carros.

Nos dois primeiros vídeos, você entrará em contato com os temas:

Temperatura;

Calor;

E formas de propagação de calor.

No terceiro vídeo, verá como esses conceitos são aplicados aos motores a explosão e como eles produzem o movimento do carro.

Vamos lá!

Vídeo 1: Temperatura e calor – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 8min44

 

Vídeo 2: Formas de propagação de calor – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental
Parceiro realizador: Canal Futura
Duração: 11min20

 

Vídeo 3: 49 – O automóvel – Ciências – Ens. Fund. – Telecurso
Parceiro realizador: Telecurso – Fundação Roberto Marinho
Duração: 12min20

Atividade sugerida para aprender sobre o tema

Nos vídeos, você entrou em contato com os conceitos de calor e temperatura.

Viu também como esses conceitos são mobilizados para explicar o funcionamento do motor a explosão.

Você seria capaz de explicar as transformações de energia que ocorrem durante o movimento do pistão?

Como os engenheiros resolveram a questão do superaquecimento dos motores a explosão?

Qual o risco desse superaquecimento?

Agora, vamos partir para uma investigação.

Vá até a cozinha do local em que você mora e analise o funcionamento da geladeira.

Como ocorrem as trocas de calor dentro da geladeira e entre a geladeira e o ambiente?

Considere, por exemplo, o motivo do freezer ser na parte superior;

as prateleiras superiores serem vazadas;

e a parte traseira da geladeira ser quente.

Lembre-se de não tocar em nada na parte traseira da geladeira.

Escreva um parágrafo com suas descobertas.

Como saber se a atividade está correta?

Durante o movimento de um ciclo do pistão, a energia química do combustível é transformada em energia térmica, e esta em energia mecânica, cinética.

O superaquecimento de algumas peças do motor pode causar a fundição delas.

Inicialmente, elas podem dilatar, aumentar de volume, e prejudicar o funcionamento.

Posteriormente, com o aumento da temperatura, as peças podem entrar em fusão.

Isto é, partirem do estado sólido e se transformarem para o líquido.

No interior da geladeira, as trocas de calor ocorrem por convecção.

As prateleiras são vazadas para permitir o fluxo convectivo do ar e o congelador em geral fica na parte superior para induzir a convecção, já que o ar frio tende a descer pela geladeira.

A parte de trás da geladeira é quente porque é onde se realiza a troca de calor com o meio externo por condução.

A geladeira retira o calor do seu interior e o transfere para o exterior.

E aí, acertaram?

Para saber mais, é só apontar a câmera do seu celular para o QR code que está na tela.

Bons estudos e até a próxima!